Ao mestre com Carinho

“Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. … se é ensinar, ensine…” (grifo nosso). Rm 12: 4-7.

 No dia 15 de outubro nós comemoramos o dia do professor. Esse profissional é muito importante para a nossa sociedade, pois é por meio de seu trabalho que o conhecimento é transmitido para os seus alunos e que vidas são modificadas por meio da educação. O professor é responsável também por lançar os alicerces de uma sociedade mais consciente de seus direitos e deveres.

 Aqui nós falamos sobre os professores seculares, e o que dizer da relevância dos professores que trabalham nas nossas escolas bíblicas? Seja no DIJAP ou na escola bíblica dos jovens e dos adultos, sábado após sábado, temos um grande número de jovens, de homens e mulheres que se dispõem a ensinar a Bíblia Sagrada da melhor forma possível, para que seus alunos possam continuar crescendo na graça e no conhecimento da Palavra de Deus. Muitos desses professores não possuem uma formação didática e pedagógica, mas tem a consciência de possuírem algo muito mais importante: o chamado de Deus para exercerem o ministério do ensino em suas igrejas para esta geração. Além disso, temos os professores dos grupos de estudos bíblicos, que fazem do lar das pessoas uma maravilhosa sala de aula onde o nome de Cristo é pregado e proclamado.

 Nos versículos transcritos acima, Paulo vai enfatizar a questão dos dons: assim como o corpo tem muitos membros, cada um com a sua função, em Cristo, todos nós formamos um só corpo, cujos membros estão ligados a todos os outros. A partir disso, ele vai enumerar uma série de dons que são concedidos por Deus para fazermos a Sua obra da melhor maneira e dentre estes, vamos ver o dom do ensino. Ensinar é um dom; ensinar a Palavra de Deus é um grande privilégio, pois estamos ajudando outras pessoas a conhecerem ainda mais as Escrituras Sagradas para que sejam transformadas pelo poder do evangelho de Cristo Jesus. O professor deve ter em mente que seu ministério foi concedido pelo Senhor e assim, deve exercê-lo de forma mais excelente e dedicada possível para que muitos conheçam a Cristo como Senhor e Salvador. Com toda a certeza ensinar é um grande desafio e uma grande responsabilidade, mas podemos ter a certeza de que Deus nos chamou para esse ministério, nos capacitando e nos dando sabedoria.

 Por isso, nessa semana em que se comemora o Dia do Professor, a nossa oração é que o Senhor continue capacitando a todos os nossos professores para que possam exercer o seu ministério da forma mais excelente possível. Dessa forma, o nome de Cristo continuará sendo glorificado através da nossa vida como professores, do nosso trabalho e do nosso ministério. O Senhor nos chamou para fazermos diferença por meio do ensino neste mundo em que vivemos. Por isso, professor, saiba que não podemos deixar de cumprir esse chamado tão maravilhoso.

William Arthur Ward afirmou que: “O professor medíocre conta. O bom professor explica. O professor superior demonstra. O grande professor inspira.”. Que sejamos inspirados pelo nosso grande Mestre a ensinarmos de uma maneira que faça a diferença na vida de nossos alunos.

A você que exerce o ensino em seu trabalho secular ou é professor em sua igreja, que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria e graça! Feliz Dia do Professor!!!

No Senhor, em quem nosso trabalho como professores e no ministério do ensino não é vão,

 

Por: Dsa. Cláudia Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários