Deus ou pecado?

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta, arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tiago 1.13-15)

Duas coisas são completamente incompatíveis: Deus e o pecado. Não dá para conviver com ambos. Mas também é impossível ficar neutro. Em todos os instantes somos intimados a optar. Em meio a este dilema estamos sempre semeando para colher no futuro. Desta forma, sempre estamos desfrutando um e distante do outro.

Pecado no sentido mais íntimo é quando somos enganados por nós mesmos, e levados por uma nuvem de engano, de uma falsa recompensa ou liberdade e escolhemos isto como modo de vida. Tiago, inspiradíssimo pelo Espírito Santo conceituou: ” Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta, arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” – Tiago 1.13-15.

E Deus quem é? Antes de tudo, se pudéssemos defini-Lo completamente Ele não seria Deus. Mas quando nós, limitados que somos, pensamos nEle, encontramos um Ser simplesmente infinito em tudo e todas as dimensões. E que apesar disto, nos chega como amor, paz, libertação, alegria, misericórdia, perdão, esperança, salvação… E a maior expressão de Deus? Jesus, a Palavra Humanizada, o Deus-Homem, Suas verdades, Seu sangue inocente em nosso lugar, Sua ressurreição triunfal, Sua intercessão ininterrupta em nosso favor, Seu breve regresso…

Deus sempre nos respeita, mas exige uma posição. Como não muda, continua a dizer como fez no passado: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” – Deuteronômio 30.19.

Precisamos decidir acertadamente como fez Josué: “Se, porém, não lhes agrada servir ao Senhor, escolham hoje a quem irão servir… Mas, eu e a minha família serviremos ao Senhor” – Josué 24.15.

Escolha o certo hoje, como também este outro texto orienta e seja feliz. Afinal você merece. “Combata o bom combate da fé. Tome posse da vida eterna, para a qual você foi chamado e fez a boa confissão na presença de muitas testemunhas.” – 1 Timóteo 6.12.

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários