Dicas de Ensino, para aulas ainda melhores!

Dica de Ensino 1 : Ame seus alunos coerente e incondicionalmente

Aparentemente na maioria das escolas e igrejas, “amar os alunos saiu de moda”. Achamos que nossa vocação é meramente preparar aula, ensinar com entusiasmo, e, quem sabe, telefonar para os alunos numa emergência. Em 1 Corintios 13 diz que apesar de dar todos os bens aos pobres e entregar nosso corpo para ser morto, sem amor não tem sentido.

Por isso acima de todos os métodos e de todos os recursos que tem para ensinar, que o amor seja sua maior prioridade.

 

Dica de Ensino 2: Comunique o conteúdo tendo em mente as necessidades e o interesse dos alunos

Quem já ouviu Charles Swindoll provavelmente já disse para si mesmo: “Era o que eu precisava ouvir”. Como ele consegue isso? É como se ele tivesse com uma mão no pulso e a outra na Bíblia. Ele não modifica a palavra, porem acerta no alvo porque mira no alvo.

Nossas lições são Bíblicas, isso é certo, mais ao fim de cada lição, os alunos podem estar com cadernos abarrotados de anotações, porém com o coração vazio. Eles vieram a mesa do banquete para alimentar-se, mas saem com fome. Dê sempre um conteúdo adequado a sua sala. Faça com que ele vá direto ao alvo cada vez que você ensinar.

 

Dica de Ensino 3: Observe constantemente as atitudes, a atenção e as ações dos alunos

Os bons professores são aqueles que frequentemente entendem a linguagem do aprendiz ou a corporal. Os verdadeiros mestres são tão habilidosos nisso, que quase chegam a desenvolver uma conversação constante entre eles, sem se quer ouvir uma palavra verbal de seus alunos. Quando alguém consegue ler nossas deixas não verbais dizemos que esta pessoa possui discernimento ou é perspicaz, a maioria de nós jamais deu atenção devida ao desenvolvimento dessa arte, nossa cultura valoriza mais a comunicação verbal do que a não-verbal.

Quanto mais apto você estiver de ouvir o que seus alunos estão dizendo através de indícios não-verbais mais apto estará por fazer aquilo que levará a  melhor aprendizagem.

 

Dica de Ensino 4: Conte com o Espírito Santo para ter um ensino sobrenatural

A aprendizagem mais poderosa acontece quando o professor humano coopera conscientemente com o mestre divino, que está livre para mover o coração dos alunos. Há três níveis de ensino e todos nós lecionamos num deles:

Nível Egoísta: O professor faz o que lhe vem a mente de forma sutil leva os alunos a atender suas próprias necessidades. Não assume sua responsabilidade de levar o aluno a aprender.

Nível Servo: O professor serve a seus alunos com todo coração, alma e mente, usa sua criatividade e energia para leva-los a aprender.

Nível do Espírito: O professor serve aos alunos completamente, mas também coopera com o Espírito no preparo de suas aulas. Quando isso ocorre com frequência, os alunos não só são instruídos pelo professor externo, mas também pelo professor interno.

 

Observe essas dicas e as coloque em prática, continuo a dizer que a excelência em seu ensino fará de suas lições um delicioso banquete, esmere-se em fazê-lo, empenhe todas as suas energias e ame de todo o seu coração a ponto de poder saber como está seus alunos pelos gestos e ações dele dentro de sala de aula.

 

Este artigo é totalmente baseado no Livro As 7 leis do Aprendizado, de Dr. Bruce Wilkinson da editora Betânia, o qual totalmente recomendo a você que deseja se empenhar em dar o seu melhor nesta linda tarefa que Deus te deu.

Adaptado por Eloiza Zanutti

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários