Discipuladora de coração maternal

“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 3:14,15

Ser mãe é um dom natural privilegiadíssimo da parte de Deus. Dar sequência à vida nos dignifica, nos amadurece e nos torna úteis ao nosso mundo. Porém, para uma mãe cristã, além das responsabilidades físicas e emocionais dos nossos filhos, pesa a espiritual.

O Novo Testamento traz um grande exemplo de uma irmã chamada Eunice. Ela foi herdeira de uma fé cristalina em Deus e não deixou por menos, transmitiu ao seu filho Timóteo que foi um importante Pastor na Igreja de Éfeso e companheiro de Paulo. Percebamos como Paulo descreve o riquíssimo princípio do discipulado:

O discipulado é ensino –  “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste.” Além do ensino sobre higiene, alimentação, a fala correta, a mãe não deve negar os valores espirituais aos filhos.

O discipulado é ensino pleno – “e de que foste inteirado”. Nada deve ser deixado para depois. Valores, deveres, direitos, comunhão, grandeza de Deus… Tudo que envolve a vida espiritual deve ser transmitido.

Quem discipula torna-se referencial de quem foi discipulado – “Sabendo de quem tens aprendido”. Timóteo aprendeu de sua mãe Eunice, que por sua vez, aprendeu de sua vó Lóide – 2 Tm 1:5. Mais que uma característica física, o filho merece a marca de uma vida inteiramente entregue nas mãos do Senhor.

O discipulado deve vir nos primeiros anos de vida – “e que desde a infância”. Antes da televisão, da escola, do mundo, dos falsos valores, das tentações, da oferta do pecado, os filhos merecem conhecer a riqueza do Evangelho.

O discipulado é algo sagrado – “sagradas letras”. A Bíblia é composta de letras, mas não são quaisquer letras, são sagradas letras, histórias e princípios divinos imprescindíveis para a vida. Letras inspiradas pelo Espírito Santo – 2 Pe 1:21.

O discipulado produz salvação – “que podem fazer-te sábio para a salvação”. Mais que ter uma cultura peculiar, o discipulado produz salvação. Além de conhecer princípios que moldarão seu caráter para que seja íntegro na sociedade, livrando-o de muitos sofrimentos, permitirá que desfrute a eternidade ao lado do Senhor.

O discipulado é transmitir Jesus – “que há em Cristo Jesus”. Jesus é o personagem principal da Bíblia e da história. NEle se descobre toda a riqueza espiritual e a partir dEle a existência de todas as coisas. Fale dEle e para Ele. Você não estará todos os instantes com seu filho, mas Jesus estará.

Mãe, deixe para seu filho muito além dos seus genes, do seu cuidado e amor, um legado de fé em Cristo. O Senhor o gerou dentro do seu ventre e espera que agora, através da Sua Palavra, o gere para glória do Seu santo nome.

Fonte: Texto: Agenda Devocional Amai-vos – RESOFAP Noroeste Paulista – Autora: Miss. Marilsa | Imagem: Leadership and Learning

Sem comentários