Eu, um profeta como Jonas?

O Velho Testamento contém uma história com verdades surpreendentes. Jonas um Profeta Israelita é enviado para um lugar distante pregar uma mensagem Divina. Tentou fugir do chamado, foi engolido por um peixe, orou para sair desta situação, cumpriu a missão e depois aprendeu a grande lição da vida.

Nínive era a cidade indicada por Deus. Ela situava-se na alta Mesopotâmia (Região entre os rios Tigre e Eufrates) e era a capital da Assíria, o império da Época. A maldade era dominante e ela estava destinada a ser destruída. Mas Jonas tomou caminho contrário. Comprou uma passagem de navio para Társis (região da Espanha). Quantas vezes temos sido como Jonas. Temos sido fiéis ou indiferentes?

Na sua fuga, Jonas encontrou tempestade e um grande peixe. O que isto nos ensina? Fidelidade da parte de Deus para conosco. Muitos com quem convivemos estão ao nosso lado e seremos nós e não outros a anunciar os caminhos eternos. Deus não desiste de nós, nem que para isso tenha que desprender as mais duras lições.

No ventre do peixe, depois de três dias, Jonas orou. Com esta oração ele estava quebrantando-se interiormente. Lavando o seu orgulho e dizendo para Deus: Eu vou cumprir a missão, porque encontrei com a Tua misericórdia. Precisamos chegar ao extremo para aprender a orar? Ou podemos voluntária e graciosamente nos prostrar perante o grande Senhor?

Depois que Jonas saiu do grande peixe, foi à grande cidade falando sobre o juízo de Deus, e houve arrependimento de todos e a tragédia foi contida. Os resultados daquilo que anunciamos é com Deus e sempre traz grande surpresa. Da nossa parte, temos que permitir sermos instrumentos das Suas verdades.

Mas a grande lição da vida de Jonas foi no final. Depois de pregar, assentou-se ao longe para presenciar o fim da cidade. Deus já havia mudado a sorte daquele povo e ele não havia percebido. Deus deixou crescer uma aboboreira que fez sombra sobre ele, porém depois, um inseto cortou a planta. Ele ficou triste e pediu a morte. Deus então lhe fala: “Mas o Senhor lhe disse: Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?”– Jonas 4.10 e 11. A maior das lições era que Deus é sempre amor incondicional. Que a Sua bondade não conhece limite. Que Deus atua além das fronteiras dos nossos preconceitos. Que a palavra final é sempre dEle. Que acima de tudo, ao lado dEle, sempre há diariamente, uma nova lição.

Querendo ou não somos Jonas. Estamos sempre fugindo da nossa Nínive ou pregando nela. Se estiver fugindo, cuidado! Tempestade e o grande peixe te esperam. Mas se estiver na missão do amor de Deus, a vitória será certa.

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários