Glória somente a Deus: Soli Deo Glória

“Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de sua mão” (Sl 19.1)

Ao longo deste mês temos refletido sobre os pontos principais da Reforma Protestante, que é comemorada no dia 31 de outubro. Falamos um pouco a respeito da graça de Deus, da fé salvadora, do Salvador Jesus e da importância da Palavra de Deus para o homem. Nesta última reflexão sobre o assunto, iremos abordar o quinto princípio bíblico enfatizado pela Reforma: Soli Deo Glória (Glória somente a Deus).

Conforme o dicionário, a palavra glória pode significar “1. Fama obtida por ações extraordinária, etc; celebridade, renome. 2. Brilho, esplendor. 3. Honra, homenagem.” Alguém que faz um trabalho humanitário de destaque recebe a glória por isso. Da mesma forma, o nadador que ganhou várias medalhas de ouro também é homenageado e recebe a glória por sua atuação. Mas, quando refletimos a respeito de Deus, o que significa dar glória somente a ele? E qual o impacto dessa atitude em nossa vida?

A glória de Deus não é um conceito vago e nem abstrato, e muito menos se resume a algo que oferecemos a ele. Podemos ler na Palavra de Deus que toda a criação foi feita para cumprir o propósito do Senhor e para glorificá-lo. No caso do homem e da mulher, eles foram criados à imagem e semelhança do Criador e representam assim, a “obra-prima” da criação.  Por isso, são também responsáveis por expressar a glória de Deus por meio de suas vidas. O lema soli deo glória vinha da compreensão de que, assim como o homem, tudo o que ele faz e realiza deve ser com o objetivo de glorificar a Deus. Esse é principal motivo e razão para vivermos e existirmos. Temos os nossos propósitos, sonhos e projetos de vida, mas não podemos perder de vista que tudo o que fizermos deve ser, em primeiro lugar, para a glória de Deus. Pois ele é o nosso Criador, Sustentador e Salvador. Porque dele, por ele e para ele são todas as coisas, inclusive a minha e a sua vida (Rm 11: 36).

Considerar todas essas coisas é muito importante, pois somente encontramos o nosso significado quando conseguimos cumprir o propósito para o qual fomos criados. Em outras palavras, em nossa vida tão corrida e atarefada, precisamos sempre estar preocupados em cumprir o propósito de Deus para nós: glorificá-lo em tudo o que fizermos por meio de nossos pensamentos, palavras e atitudes. E isso, é uma obra que o Espírito Santo realiza em nós, a partir do momento em que cremos em Cristo e decidimos amá-lo e servi-lo de todo o coração.

Glória a Deus somente. Esse princípio bíblico implica em viver somente para Deus e para a sua glória.  Em tudo o que realizamos, devemos glorificar ao Senhor em primeiro lugar. Nos dias de hoje, trabalhamos, estudamos, temos os momentos de lazer, buscamos as coisas pelo nosso próprio bem-estar e pelo nosso progresso. Todas essas ações são válidas. Mas, não podemos esquecer que a razão de nossa existência é viver e fazer tudo somente para a glória de Deus!

Por: Dsa. Claúdia Duarte

Sem comentários