Ideias para relembrar suas aulas

“Você já começou uma aula dizendo – Quem se lembra do que falamos na semana passada? Aguardou uma resposta, esperando que alguém dissesse algo. Talvez a única resposta que recebeu fosse – Não me pergunte! Eu não vim nesse dia!

O que aconteceu? A pergunta estava errada. Geral demais para obter uma resposta. Você provavelmente falou sobre diversas coisas na semana passada.

As crianças não lembram de nada? Sim – mas não sabem o que você tem em mente.

Se esta cena é familiar, não desista da recapitulação. Mas mude a sua abordagem. As verdades ensinadas apenas uma vez raramente são retidas. Os períodos de recapitulação ajudam a revelar o que as crianças lembram, oferecem a elas uma nova oportunidade de aprender um conceito, e a você a chance de corrigir as impressões falsas que possam ter ficado”.

Jogos para revisão do conteúdo:

Quem sou eu?

Este jogo é para crianças que sabem ler. Funciona muito bem com lições de um só livro da Bíblia. Você precisa de papel e um marcador, ou um quadro e giz, e uma cadeira. Uma criança senta-se na cadeira de frente para as outras crianças. Você escreve com letras grandes no papel, ou no quadro, o nome de uma pessoa que aparece numa das histórias que ensinou. A criança sentada na cadeira não deve ver o nome escrito, mas as outras crianças podem ver. A criança pode fazer perguntas às outras crianças cujas respostas possam ser “sim ou não”. Certifique-se que as crianças respondem corretamente. Exemplo: O papel diz: “Maria”, então este é o nome que a criança deve adivinhar. A criança pode perguntar: “Sou um homem?” As crianças respondem: “Não.” Então, a criança sabe que a personagem é uma mulher. Ela pode perguntar de novo: “Sou a mãe de Jesus?” As crianças podem responder: “Sim.” *Então a criança descobre imediatamente e arrisca: “Sou Maria?” *O seu palpite está correto, então o professor escolhe outra criança para adivinhar outro nome que ele *escreve.

O que é que eu estou fazendo?

Este jogo pode ser usado tanto com os que leem como com os que não. Pode ser usado com livros da Bíblia ou estudo biográficos da vida de personagens bíblicos. Fale com uma criança com antecedência, dizendo-lhe um acontecimento importante de uma lição recente. As outras crianças não devem saber qual é o acontecimento. Então, essa criança deve tentar representar o acontecimento. Exemplo: Se tem estudado o Livro de Êxodo, pode dizer a uma criança: “Tu és Faraó e recusas-te a deixar sair o povo de Israel em liberdade” A criança tenta representar Faraó a recusar-se a deixar sair o povo de Israel. As outras crianças tentam adivinhar até acertarem.

Cantar

Invente uma canção (palavras e música) que mostre as ideias principais ou acontecimentos de uma lição. Cante todas as semanas, juntando um pouco de cada vez à medida que a lição progride. Junte gestos e movimentos rítmicos para criar mais interesse. Isto é eficaz com todas as idades.

Jogo da Velha

Este é um jogo de competição. É eficaz com crianças mais velhas, assim como com crianças que tenham o mesmo grau de aprendizagem. Desenhe o esboço do jogo da velha #. Divida as crianças em duas equipas. Deixe as crianças escolher nomes que as façam sentir importantes, como “Crianças de França” ou “Soldados de Jesus”. Uma equipe usa o símbolo X e outra símbolo O. O objetivo é alcançar 3 X ou 3 O em fila, quer para cima, quer para baixo, atravessado e em diagonal. Uma equipe tenta bloquear a outra a fim de não a deixar colocar 3 símbolos em fila. Prepare perguntas acerca da lição ou lições *que estão a ser revistas? Faça a primeira pergunta a uma das equipes. Se responderem corretamente, eles podem colocar o seu símbolo em qualquer quadrado que escolherem. Se não acertarem, então perdem a oportunidade de colocar o seu símbolo no jogo. A primeira equipe que conseguir fazer uma fila de 3 símbolos, ganha.

Diz a um vizinho

Uma criança finge ser uma personagem das histórias que estudou. Ela podia vestir-se a rigor, mas não é necessário. Peça às crianças se digam somente uma coisa àquele personagem, o que lhe diriam? Escolha 5 crianças para virem à frente e entregarem a sua mensagem ao personagem. Podem apontar o dedo se *quiserem. (Exemplo: A criança finge ser Ananias, Atos 5. As crianças podem vir à frente e dizer: Ananias, porque é que mentiste? Se não tivesses mentido, Deus não te teria morto!)

O que é?

Diga a um dos seus alunos um objeto que foi importante para uma ou mais lições, sem que os outros ouçam. A criança não pode dizer o nome do objeto, mas começa a descrevê-lo e a dizer qual é a sua utilidade. Os outros devem dar os seus palpites até acertarem. Exemplo: Se o objeto era o maná que Deus deu aos filhos de Israel para comerem no deserto, a criança pode dizer isto: “Era branco. Caía no chão. Sabia a mel. As pessoas apanhavam-no todas as manhãs. ” Etc.

Diz-nos

Uma criança começa *a desenhar algo de uma das lições. À medida que desenha os outros tentam adivinhar.

Todas as semanas, o professor deve escolher um destes jogos ou outros, ou atividades para a revisão da lição.

Não é necessário rever exatamente tudo, todas as semanas.

O importante é rever os pontos principais de semanas anteriores. Se as crianças tiverem um jogo favorito, pode jogá-lo mais frequentemente, ou então deixá-las escolher o que elas preferem. No entanto, é importante manter uma variedade de jogos.

Fonte: Escola Dominical

Sem comentários