O que as crianças de 4 anos devem saber?

A criança deve saber que a amam por completo, incondicionalmente e em todos os momentos. Deve saber que está segura com sua família. Deve saber que é inteligente e que pode aprender muitas coisas: inclusive ser bondosa, amar as pessoas, ajudar, ser criativa, gostar de livros, amar a Deus e o mundo lindo que a cerca.

Deve saber brincar, passear ao ar livre, fazer bolos de barro ou areia, casinhas, andar, falar, pintar, correr, desenhar, escutar muitas histórias. O fator de impacto no bom desempenho escolar no futuro é que se leia para a criança desde pequena e que se contem muitas histórias da família e outras.

A criança precisa de tempo com os pais, convívio, passeios e boas leituras.

Um dos problemas na educação da criança é que nós os pais estamos preocupados em oferecer oportunidades sem fim de estudo como aulas de balé, futebol, inglês, esportes variados. Consequentemente a criança participa de múltiplas atividades, mas está cheia de tensão como as nossas para vencer na vida. Muitas vezes, a criança perde os melhores anos da infância sem brincar, conviver com os pais e passear ao ar livre, que são atividades primordiais para um bom desenvolvimento.

Não devemos sobrecarregar a vida da criança com muitas atividades, mas deixá-la livre para brincar e ser criança. Devemos oferecer uma infância simples e despreocupada para ela.

A criança precisa viver rodeada de amor, livros, natureza, materiais artísticos, sucata e liberdade para explorá-los. A maioria de nós poderia se desfazer de 90% dos brinquedos de nossos filhos e eles nem sentiriam falta deles.

Nossos filhos necessitam nos ter mais. Necessitam de pais que escutem suas histórias, que lhes dê atenção para saber o que fizeram no dia, de mães que façam trabalhos com sucata junto com os filhos, de pais que passeiem com eles, que façam refeições com eles, que deixem ajudá-los no jantar mesmo que gastem o dobro do tempo.

A criança precisa saber que ela é prioridade para nós e que gostamos de estar com ela.

Fonte: Ensino Infantil num Clique

Sem comentários