Orando conforme a vontade de Deus

“Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade assim na terra como no céu” (Mateus 6: 9-10)

No decorrer dessas próximas 4 semanas, vamos refletir um pouco sobre a oração que Jesus nos ensinou (o “Pai-nosso”), que certamente é um dos textos mais conhecidos e repetidos da Bíblia. Cristo é o maior exemplo de alguém que teve uma vida dedicada à oração e por isso podemos aprender muito com o modelo de oração que ele nos deixou em Mateus 6: 9-13.

Mas, antes de começarmos a meditar nas primeiras frases do “Pai nosso” é muito importante reforçarmos que esta oração não foi ensinada simplesmente para que nós a repetíssemos exaustivamente, sem refletir no seu significado para as nossas vidas. Muito pelo contrário, ao transmitir as palavras do “Pai nosso”, o propósito do nosso Salvador foi o de deixar para todos nós um exemplo, ou seja, um modelo de oração para que praticássemos em nossas vidas. Além disso, Jesus também mostrou para seus discípulos a importância da oração para a vida de todos os que amam a Deus e desejam segui-lo. É através de uma vida de oração que demonstramos a nossa confiança e dependência do Senhor.

A oração do “Pai nosso” inicia com as seguintes palavras “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino;”. É interessante observarmos que o modelo de oração dado por Jesus começa não com os nossos interesses pessoais e particulares, mas sim com os interesses de Deus. Nós vivemos num momento em que as pessoas acham que as suas necessidades particulares estão acima dos interesses de Deus. Um exemplo disso é que se elas “exigirem” algo de Deus, ele é “forçado” a responder. Ou, se elas “decretarem” o que quiserem, o Senhor tem que conceder. No entanto, Jesus nos mostra que a oração ouvida por Deus inicia-se com a adoração a ele e o reconhecimento de que a vontade do Senhor é soberana e está acima da nossa. É, assim, uma oração feita por um coração humilde e grato que reconhece que é a vontade de Deus que vai se cumprir, mesmo que tal vontade seja diferente dos nossos interesses e necessidades.

No início da oração do “Pai Nosso”, somos desafiados a pedir que o nome de Deus seja glorificado através de nossas vidas. Isso significa que vivemos de tal forma semelhantes a Jesus, que Deus é glorificado por meio de nossos pensamentos, palavras e atitudes. Além disso, em nossas orações devemos reconhecer em primeiro lugar a soberania e a grandeza de Deus. Ele é o Senhor, dono de todas as coisas, inclusive das nossas vidas. A nossa vontade deve estar sujeita sempre à vontade do Senhor, que é boa, perfeita e agradável. Com certeza, essa é a maior oração que ofereço a Deus: que a vontade dele seja feita em minha vida da mesma maneira que ela é feita no céu.

Ao refletirmos nas primeiras frases da oração do Pai-nosso, algumas perguntas são interessantes para pensarmos um pouco:

Será que temos reconhecido isso em nossas orações? Ou será que temos orado considerando somente aquilo que queremos? Estamos prontos para colocarmos em prática a adoração a Deus por tudo o que ele é em nossas orações?

Que o Deus de toda graça nos ajude e nos auxilie a orarmos e a vivermos conforme estas maravilhosas palavras de Jesus: “Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. ”!

Por: Dsa. Cláudia Duarte

 

Sem comentários