Por que a Bíblia é o Grande Livro?

No segundo Domingo de Dezembro é comemorado o dia da Bíblia e muito poderíamos dizer a respeito deste que é o maior best-seller de todos os tempos. Nada mais que 2.212 entre línguas e dialetos contêm tradução total ou parcial deste livro. Selecionamos, entretanto, alguns pensamentos a respeito, visando compreender por que tão alta procura.

A Bíblia é o grande livro porque não é uma obra de ficção. Os personagens realmente existiram e os lugares mencionados podem ser verificados geograficamente até hoje. Os acontecimentos contidos são confirmados pela arqueologia.

A Bíblia é o grande livro porque não se contradiz. Apesar de ter sido escrita em três continentes (Ásia, África e Europa), por mais de 40 escritores, separados por mais de 1.600 anos entre o primeiro e o último escritor (Moisés e João) em nenhum momento se contradiz. Isto sem contar a cultura tão diversificada dos homens que foram usados pela mente Divina. Encontramos entre eles: Estadista, Reis, Sacerdotes, Copeiro, Padeiro, Boiadeiro, Pescadores, Coletor de Impostos, Médico, Advogado, Etc.

A Bíblia é o grande livro por que tem uma linguagem profunda e ao mesmo tempo simples. Alguns a complica, mas ela é direta e simples. As verdades são comparadas às aves, às plantas, às construções, aos costumes familiares, etc. Aos problemas são dados os nomes e o pecado é chamado de pecado e o amor é chamado de amor. Independente da classe social dos personagens quando erraram foram corrigidos justamente. É bem vinda em qualquer lugar ou situação. Tem orientação para o sábio, o inculto, o idoso o jovem, etc. Ao alegre põe-lhe um cântico nos lábios e ao triste conforta-lhe trazendo alento.

A Bíblia é o grande livro por que tem um grande e único autor. O autor da mesma é o Espírito Santo. Jamais a mente humana poderia compilar e preservar tamanhas verdades de forma perfeita. O Apóstolo Pedro assim a descreve: “pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo.” – II Pedro 1.21.

A Bíblia é o grande livro por que tem um tema central. O tema central de toda a Bíblia é a pessoa de Jesus Cristo. Começa com uma linguagem profética, tipológica e figurada e culmina com a humanização, o ministério, a obra, a morte e a ressurreição de Cristo. Anuncia sua segunda vinda de forma iminente e pessoal sendo que o último livro fala da união eterna dos salvos com o seu Senhor.

A Bíblia é o grande livro porque fala do grande amor, do grande Deus, do grande plano de salvação, das grandes bênçãos, para uma grande pessoa como você.

Por: Pr. Elias Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários