Relatório da Missão Impacto 2011 – Paraguai – dia 19/01

Amanheceu o dia 19, e pela intensidade do sol, tivemos a impressão que teríamos o mais quente dos nossos dias, o que se confirmou ao fim da tarde.

Falar do farto café da manhã pode parecer redundância, mas não tem como não falar. Estamos sendo muito bem tratados, e a irmã Maria Xavier, 70 anos, da IAP de Cocaia em São Paulo, chegou a dizer que até dá vontade de morar em Assuncion, obviamente não só pela hospitalidade, mas sem dúvida por ser um lugar muito agradável.

Nosso devocional foi bastante animado, pois aprendemos alguns louvores em espanhol e ensinamos alguns em português. Recebemos reforço de mais alguns irmãos paraguayos que se dispuseram a fazer conosco o trabalho de evangelismo nas ruas.

Debaixo de um sol que levava os termômetros a marcarem cerca de 40 graus, saímos às ruas para novos contatos com os moradores circunvizinhos à igreja. Percorremos diversas ruas e nos deparamos com diversas casas de alto padrão, e em todas elas tentamos contato com moradores ou empregados. Pela manhã conseguimos marcar 20 estudos bíblicos, e à tarde, mesmo tendo que nos abrigar debaixo das frondosas arvores enquanto chovia, marcamos mais 17 estudos. Mais de 50% das pessoas que nos atenderam ao portão aceitaram participar de um curso bíblico. Somamos até agora 63 pessoas que aceitaram iniciar um curso bíblico com a IAP. Registramos em foto, o momento em que a Missionária Marlene Mendonça fez a  entrega de uma Bíblia a uma jovem senhora dona de uma escola infantil, que também aceitou participar de um curso bíblico.

À noite realizamos nosso culto, que foi dirigido pelo Pr. Edilson e fomos ministrados na Palavra de Deus pelo Presbítero Ary Mendonça, da IAP de Santo André-SP, Brasil.

Relatório da Missão Impacto 2011 – Paraguai –  dia 20/01

O dia 20, quinta-feira, foi reservado para o nosso passeio, e obviamente esperávamos que o mesmo sol estivesse brilhando, mas isso nunca esteve e nunca estará sob nosso controle. Fomos surpreendidos às 5h da manhã com uma forte chuva, que fez com que nossos irmãos que preferiram dormir do lado de fora da casa, devido ao calor, mudassem de lugar, pois a chuva avançou no lugar onde dormiam.

O preparo do café da manhã teve a participação do Presidente da IAP no Paraguay, Pr. Fermin, que preparou o “mate cozido”. Foi curioso assistir o preparo deste, ao ver o pastor colocando as brasas ardentes dentro da panela onde já esperavam a erva e o açúcar cristal. Depois foi só colocar o leite e coar; estava pronto o mate cozido. A simpática Melissa, que nos ensinou carinhosamente alguns louvores em espanhol, também deu a sua participação na preparação do café da manhã. Com toda a habilidade preparou as tortillas, um bolinho frito, cuja massa é feita com ovo, salsa e queijo. Além do mate cozido e das torrillas, nos deliciamos com a batata doce e o galleto (pão). Cá entre nós, parece que nossa turma gostou mesmo do café da manhã típico paraguayo. Não sobrou quase nada!

Nosso devocional foi na área coberta externa da casa, à volta da mesa, pois a chuva não parecia querer dar sinal de trégua. Agradecemos a Deus pela chuva que veio para nos refrescar e resolvemos que faríamos o passeio acompanhados pela chuva.

O ônibus típico paraguayo, semelhante à antiga jardineira do passado no Brasil, todo fantasiado com cortinas, bandôs, bichinhos de pelúcia e mais alguns itens que fazem parte da “decoração” nos levou aos locais programados. Visitamos o Palácio do Governo e o Ministério da Cultura, onde fomos brindados com música e dança típica paraguaya, num evento que foi gravado para o noticiário do dia. Ao sairmos, a chuva já havia dado trégua, dando lugar ao sol, que foi timidamente aparecendo, até mostrar o porquê ele é considerado o rei dos astros. Visitamos também o Panteão dos Herois, uma espécie de mausoléo em homenagem aos soldados mortos na batalha da independência do Paraguay, que completa 200 anos em 2011. Visitamos também, o mercado municipal e o centro comercial, semelhante ao que temos nas ruas 25 de Março e Santa Ifigênia, no centro de São Paulo. Exercitamos nossa capacidade de fazer cálculos rápidos com a moeda local, e os pastores Edilson e Albino, sempre atentos, não deixaram de nos ajudar sempre que necessário. Ao fim da tarde, retornamos à casa do Pr. Edilson, anexa à igreja, e logo uma força tarefa foi organizada para limpar o quintal e recolher as muitas mangas que forraram o chão durante a chuva forte que caiu.

À noite fomos todos para o culto. Logo no início do culto, na primeira oração, o Espírito Santo nos encheu de alegria, fazendo com que o tempo da oração fosse bem demorado. O Senhor falou conosco, nos deu ânimo, proferindo palavras de alerta e encorajamento.

O culto foi dirigido pela irmã Aparecida Moura da IAP de Santana – São Paulo-SP, e a mensagem ficou a cargo da Miss. Marlene Mendonça da IAP de Santo André-SP.  Foi um momento muito especial.