Vencendo a carreira Cristã!

Texto base: Filipenses 3: 12-16

Nestes versículos o apóstolo Paulo nos instrui como vencer nossa corrida cristã, comparando-se a um atleta, ele traz grandes ensinamentos para nós. Dividiremos esses versículos em cinco partes para podermos interpretá-los melhor colocando em prática aquilo que Paulo nos ensinou.

1º Insatisfação (Fp 3: 12-13 a): “Não julgo havê-lo alcançado.” É evidente que Paulo estava satisfeito com Jesus Cristo como podemos ver em 3.10, mas não com a própria vida cristã. Podemos chamar de “insatisfação santa” o primeiro passo para alcançar a corrida cristã.

Paulo não se comparou com os outros; antes, se comparou consigo mesmo e com Jesus Cristo! Devemos fazer uma auto avaliação honesta e nos esforçarmos para melhorarmos.

Paulo não se se enganava a respeito de si mesmo; ainda precisava “prosseguir” a fim de “conquistar aquilo para o que também foi conquistado por Cristo Jesus”. Uma insatisfação divina é essencial para o progresso espiritual. “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus suspira minha alma. A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?” (Sl 42. 1-2).

2º Dedicação (Fp 3: 13b): “Uma coisa.” Essa é uma expressão importante para a vida cristã. O cristão deve dedicar-se a “correr a carreira cristã”. Nenhum atleta é bem sucedido ao fazer de tudo; seu sucesso deve-se a sua especialização.

 A concentração é o segredo do poder. Se um rio transborda além de suas margens, a região ao redor transforma-se em um pântano, mas se esse rio é represado e controlado, torna-se fonte de energia. Trata-se única e exclusivamente de uma questão de valores e de prioridades, de viver em função do que é mais importante.

3º Direção (Fl 3. 13c): Nós devemos estar voltados para o futuro: “esquecendo-se das coisas que para trás ficam”. Na termologia da bíblia o termo “esquecer” não significa “deixar de lembrar”, na bíblia significa “não ser mais influenciado ou afetado por algo”.

Havia coisas no passado de Paulo que talvez servissem de peso para atrapalhar sua corrida como vemos em 1Tm 1. 12-17, mas se tornaram inspirações para fazê-lo correr ainda mais rápido. Os acontecimentos não mudaram o que mudou foi sua forma de encará-los.

4º Determinação ( Fp 3. 14): “ Prossigo!” O mesmo verbo é usado em Fp 3. 12 e tem sentido de esforço intenso. Um indivíduo não se torna um atleta vencedor ouvindo palestras, lendo livros ou torcendo em jogos. Antes o atleta bem-sucedido entra no jogo e se mostra determinado a vencer!

Vemos aqui dois extremos a serem evitados: eu devo fazer tudo; e Deus deve fazer tudo. O primeiro descreve o ativista, o segundo, o quietista, e os dois estão condenados a fracassar. O corredor cristão com disposição espiritual sabe que Deus deve operar nele e capacitá-lo para vencer a corrida. Deus opera em nós para que possa operar por meio de nós. Quando nos dedicamos a vida espiritual, Deus nos dá maturidade e o fortalecimento para a corrida.

5º Disciplina (Fp 3 15-16): não basta correr com disposição, devemos obedecer às regras. Todo atleta tem regras, o livro onde contém as regras dos cristãos é a bíblia, nela podemos encontrar todo direcionamento para nossa vida para que nos tornemos melhores a cada dia na presença de Deus.

É empolgante participar diariamente da corrida olhando firmemente para Jesus. Será ainda mais emocionante ouvir o chamado e ver Jesus voltar, então nos encontraremos no tribunal para receber nossa recompensa! Era essa perspectiva futura que motivava Paulo e que também pode servir de motivação a nós neste ano.

Bibliografia: WIERSBE, Warren W, Comentário Bíblico: Volume VI, Novo Testamento: volume II, Geográfica Editora, Santo André, SP, Brasil, 2006. p. 115-118.

Por: Franciele Val

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários