Vencendo as tentações

Todos enfrentamos desafios na vida. E, muitas vezes, somos colocados perante escolhas difíceis, pois representam uma contrariedade entre aquilo que sabemos ser correto e verdadeiro, e um benefício fácil, embora à custa da moral e ética. Observar o modo como Jesus reagiu perante os desafios à fé, à integridade, à verdade, à moral e à ética, é uma aprendizagem que não podemos dispensar.

Mateus 4:1 “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”

A fé de Jesus foi testada, há algo interessante para observarmos aqui, Quem levou Jesus para ser tentado no deserto? O Espírito Santo certo? Algumas situações acontecem em nossas vidas para que sejamos moldados e são permitidas por Deus sim. Com o objetivo maior de transformar nosso caráter para que pareçamos mais com Ele.

Mateus 4:2 “E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.”

A tentação no deserto mostra-nos um Jesus perfeitamente humano. Após 40 dias de peregrinação e jejum, o seu corpo estaria fraco, a sua mente fragilizada, a sua vontade colocada à prova. Não é um Deus, nem um super-Homem, mas um homem como nós de carne e osso, sujeito às mesmas fraquezas. Esta é talvez a realidade acerca de Cristo mais difícil de entendermos: ele era 100% Deus, mas ao mesmo tempo 100% homem. Isso significa que teve tanta fome como nós teríamos, teve vontade de escapar dali como nós teríamos. E foi nesse momento de fraqueza que a tentação chegou, como quase sempre acontece conosco. Quanto mas nós necessitamos de estar na presença de Deus com jejuns e orações para estarmos fortalecidos para as situações e tentações que enfrentamos todos os dias O JEJUM E A ORAÇÃO denota dependência de Deus.

Mateus 4:3 “E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.”

Vemos como Satanás é astuto e está sempre tentando nos desviar o foco, nos desafiando a duvidar do poder de Deus o Texto fala que ele chegou perto de Jesus, Mas Satanás pode chegar perto de Nós? Sim ele pode e tenta constantemente.

Mateus 4:4 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

Jesus responde com convicção, e conhecimento, ai eu pergunto conhecimento de que? O conhecimento da palavra de DEUS, mas então como eu posso vencer as tentações? Através da palavra da Bíblia tendo conhecimento daquilo que Deus tem pra nós.

Mas vamos parar pra pensar um pouco: Dá pra vencer as tentações somente com Jejum e oração? Ou aqui entra também e principalmente a palavra de Deus na nossa vida, a mesma palavra que nos orienta, nos dá direção, nos faz crescer em sabedoria, nos faz entender e saber o que Deus requer de cada um de nós?

Mateus 4:4 “Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.”

PALAVRA DE DEUS  também é alimento para a nossa vida. E qual é a função do alimento? A função do alimento é fortalecer o corpo.

Alimentarmo-nos da palavra de Deus é também fortalecer nossa mente, na verdade aqui neste ponto fica bem claro que a palavra de Deus deve ser colocada em nossa vida como prioridade. E ai? Será que eu tenho priorizado a palavra de Deus em minha vida se eu entendo que ela é tão importante pra mim?

Mateus 4:5-6 “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.”

Vemos aqui que satanás tenta induzir Jesus a tentar a Deus e outra coisa que devemos observar é que o Diabo é conhecedor das escrituras, pois ele também citava a bíblia para induzir Jesus.

Ponto importante: – Será que muitas vezes nós não somos enganados por pessoas que citam a Bíblia e simplesmente por estar na Bíblia nós acreditamos. Satanás estava manipulando a palavra para enganar a Jesus. Por isso devemos sempre ler e meditar nas Escrituras Sagradas para que não sejamos enganados por falsos mestres.

Mateus 4:7 “Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.”

Deus tem poder para nos livrar de todas as coisas? É claro que tem, porém nós não vamos ficar criando situações para colocar Deus a prova com certeza Ele nos guarda em todo o tempo e tem todo o poder.

Mateus 4:8-9 “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.”

Vemos aqui claramente, como o Diabo é persuasivo Ele tenta comprar a fidelidade de Jesus, corromper Jesus em relação a missão dele aqui na Terra, que era simplesmente nos salvar.

Será que muitas vezes nós não temos nos deixado corromper pelas propostas de Satanás que ele indireta ou diretamente lança sobre nós pra comprar a nossa fidelidade corromper a nossa fé? Qual tem sido a nossa resposta diante disso?

 A De Jesus está no próximo versículo que diz

Mateus 4:10 “Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.”

Jesus estava sempre pronto a contrariá-lo na parte B do versículo Jesus diz: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás em nenhum momento Jesus arredou o pé daquilo que as escrituras afirmam, em todo o tempo Ele foi fiel a palavra de Deus e então eu me pergunto e me incluo, Será que temos sido fiéis a Deus servindo somente Ele como Jesus afirmou?

Mateus 4:11 “Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.”

Então satanás foi embora Tiago cap 4:7 Diz RESISTI AO DIABO E ELE FUGIRA DE VÓS

Aqui fica claro a provisão de Deus na vida de Jesus vieram os anjos e o serviram e cuidaram dele, Cristo foi fiel a palavra de Deus, e é exatamente isso que acontece conosco quando decidimos levar uma vida de fidelidade na presença de Deus, de dedicação a sua palavra Somos provados sim, mas a palavra de Deus pode nos moldar fortalecer o nosso caráter para que possamos resistir aos dias maus, as tentações que o inimigo coloca diante de nosso olhos todos os dias, e se Cristo venceu como homem nós também podemos vencer e ao final de tudo isso o Senhor sempre em todo o tempo vem e supri as nossas necessidades em todos os sentidos.

Satanás atacou várias vezes, com alvos diferentes, apelando a necessidades ou desejos diferentes, mas com uma única intenção: derrotar Jesus. Coisas simples, sem moralidade associada, como o comer, foram manipuladas por Satanás tornando-as pecaminosas. O apelo ao egoísmo, à vaidade, à necessidade de reconhecimento dos outros foram fonte de tentação. O sucesso, a fama, o caminho fácil sem olhar a meios, mas com abandono de convicções e da verdade são a estratégia do inimigo. Quantas vezes não temos sentido a sedução destas mesmas tentações? Quantas vezes não temos falhado em resistir?

Jesus foi bem sucedido onde nós tantas vezes falhamos por que Ele confiou na única coisa que pode trazer vitória: a Palavra de Deus. Ao trazermos a Palavra de Deus para a nossa luta pela pureza e santidade, trazemos também a presença de Deus, o conselho de Deus, a sabedoria, o poder e a vitória de Deus sobre o pecado e Satanás.

Sejamos, pois, imitadores de Cristo, para com Ele sermos também vitoriosos.

Por: Dsa. Marli Lourenço

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários