A Lei Da Aplicação

A mentalidade da Aplicação

-A mentalidade é uma postura ou opinião preponderante.

– O professor cristão deve não apenas dar o conteúdo, mas, sim aplicá-lo na prática. A aplicação está relacionada com sabedoria, transformação e maturidade.

2 Tm. 3. 16, 17. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;  para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.

A palavra de Deus foi dada com dois propósitos.

  • Para que o cristão seja perfeito;
  • Para que ele se torne habilitado.

As palavras perfeito e habilitado tem a ver com “saber”, ou com “ser e fazer”. A preocupação de Deus não é só com o conteúdo mas sim com a aplicação dele na nossa vida.

 

Modelo da aplicação

Recebemos de Deus o encargo de pegar a Bíblia e aplicá-la à vida do crente, de forma que ele mude e se torne mais perfeito e habilitado. A fonte: a inspirada revelação de Deus para os crentes. As escrituras são a fonte básica do professor cristão, para fazer os alunos crescerem, de forma que venham a se tornar perfeitos e habilitados.

Rm 12. 1,2. – a transformação ocorre através da renovação de nossa mente, de forma que se ajuste às escrituras. A Bíblia é o fundamento de toda mudança.

 

Metodologia: como aplicar a Bíblia ao cristão

Como é que eu ensino a Palavra de forma que o homem de Deus possa ser transformado, habilitado e se torne perfeito?

2 Tm. 3. 16, 17, apresenta quatro métodos primordiais de aplicação para atingir o alvo de Deus, uma mudança permanente no caráter e na conduta do crente.

  • Ensino e correção – associados à crença.
  • Educação e repreensão – associados à conduta.
  • Ensino: (didaskalian) significa instruir, ensinar aquilo que é para ser aprendido.

Correção: (epanorthosen) tornar novamente reto, corrigir os erros.

Educação na justiça: o termo aqui é paideian. Refere-se a criação da criança (pedagogia). Para nós é guiar os crentes no caminho de Deus. De acordo com um dos melhores dicionários gregos esse termo se refere a “todo treinamento e educação de crianças relativamente ao cultivo da mente e da moral, aos mandamentos e admoestações, às repreensões e punição. Hb. 12. 5, 8. (termo empregado no seu sentido básico)

 

Repreensão: (elegmos) fala da convicção ou punição de um pecador ou tentativa de colocá-lo no caminho correto.

A educação é de sentido positivo e a repreensão é de sentido negativo. A educação é o treinamento do cristão sobre como viver para Cristo e a repreensão impede o Cristão de se comportar de maneira imprópria e se emprenha em alinhar o comportamento dele aos mandamentos de Cristo.

O resultado: Cristãos maduros e habilitados.

Paulo apresenta duas metas: primeira é “que o homem seja perfeito…” perfeito (artios) significa apto, completo, suficiente, capaz de satisfazer a todas as exigências.

A segunda meta é que estejamos “perfeitamente habilitados” habilitado (exertismenos) que está relacionado com a mesma raiz da palavra artios e significa “completamente trajado, completamente provido, totalmente equipado, perfeitamente suprido para toda boa obra”.

 

Deus nos deu a Bíblia, objetivando atingir dois alvos: mudança de caráter (quem eu sou) e mudança de conduta (o que eu faço).

Máxima 1. A aplicação é a razão central da revelação de Deus.

Ensinar não é apenas contar histórias Bíblicas. Existe uma diferença quilométrica entre ensinar fatos e ensinar mudança de vida com base nos fatos. Não foi visando o conteúdo que Deus nos deu a Bíblia, mas visando a tornar-nos iguais a Cristo.

Máxima 2. A aplicação é responsabilidade do professor.

Como a Bíblia foi dada por Deus para o propósito da aplicação, aquele que a ensina precisa honrar e cumprir esse propósito específico. O apóstolo Paulo entendeu que a aplicação é responsabilidade primordial de quem ensina. Cl. 1. 28, 29.

Máxima 3. A aplicação e a informação devem ser equilibradas.

Que percentual de uma aula normal é na sua visão, dedicado ao conteúdo (o que a Bíblia diz) comparado ao percentual dado a aplicação (como devo viver)? O que Paulo nos ensina com a carta de Romanos.

Cap. 1 ao 5 – conteúdo

Cap. 6 ao 8 – aplicação

Cap. 9 ao 11 – conteúdo

Cap. 12 ao 16 – aplicação

 

Meio a meio. Isso nos mostra que devemos ensinar com equilíbrio, adequando o conteúdo e aplicação.

 

Máxima 5. A aplicação atinge a máxima influência quando o aluno enxerga sua base bíblica.

Lembremo-nos da expressão: “Assim diz o Senhor” A. T.

Para que nossas aplicações disponham do máximo possível de força, elas precisam estar cercadas pela autoridade da Bíblia.

Somos os “moises” dos dias atuais. Somos chamados para ajuntar o povo para dizer-lhe o que o Senhor ordenou. O Senhor nos chamou não para subirmos o monte e nos dar duas tábuas de pedras mas nos confiou 66 livros e nos comissionou a ensinar “todas as coisas que vos tenho ordenado”.

Quando ministrarmos a lição precisamos nos certificar de que acabamos de descer do monte e o nosso rosto está resplandecendo da glória de Deus e o nosso coração incendiado.

 

Máxima 6. Uma aplicação que causa impacto na vida dos professores tende a causar na dos alunos.

As aplicações são mais eficazes, não apenas quando os alunos ouvem a palavra do Senhor, mas também quando a ouvem de um professor, que já foi transformado pelas verdades que agora ministra. O professor é o intermediário da mensagem. Ele está entre o Senhor e o povo. Ele é o agente de entrega que Deus concedeu a igreja e quem ensina a Palavra, é o elo vivo entre ela e o povo de Deus. Os professores não podem melhorar as Escrituras, mas podem prejudicar a mensagem dela.

 

Máxima 7. A aplicação deve conduzir o aluno, do estudo à prática.

Os professores devem conduzir os alunos a duas transições: primeira – do estudo à obediência. Focaliza aquilo que o aluno está fazendo: estudando ou obedecendo.

Segunda: da Bíblia para Cristo. Aponta para aquilo que o aluno está dirigindo sua atenção: à Bíblia ou a Deus.

–           O Cristianismo é um relacionamento com uma pessoa viva, Jesus Cristo. Devemos levar nossos alunos além da verdade, ao que é a própria verdade.

A essência da Lei da Aplicação reside em sete palavras: “aplique visando a uma mudança de vida”. O professor deve sempre ensinar com o propósito de ver mudança de vida.

 

Este artigo é totalmente baseado no Livro As 7 leis do Aprendizado, de Dr. Bruce Wilkinson da editora Betânia, o qual totalmente recomendamos a você que deseja se empenhar em dar o seu melhor nesta linda tarefa que Deus te deu.

 

Adaptado por Equipe Sou da Promessa

Fonte: Sou da Promessa

 

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