Ainda existe uma chance

Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.  Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta. Jó 14:7-9

Jó é um livro escrito quase que inteiramente em forma de poesia, por isso se vale de algumas figuras de linguagem e uma forma poética para nos contar acerca da vida de Jó, um homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal (Jó 1:1). Esse homem foi desafiado por satanás a abandonar Deus a negar a soberania e amor do Todo-Poderoso, Jó foi instigado a amaldiçoar a Deus e pecar contra a sua Palavra.

 Jó perdeu tudo, perdeu saúde, família, amigos, bens, casa, honra, prestigio, fama, dignidade, Jó perdeu quase tudo, exceto uma coisa: Jó não perdeu a esperança.

 Por vezes passamos por situações semelhantes a de Jó, momentos de angustia, tribulação, perdas, dor, enfermidade, abandono, miséria, momentos de tristeza e até depressão.

Mas em momentos como esses é possível ter esperança?

Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança — acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário.

Ter esperança é ter fé, ou seja, crer e confiar em Deus e na plenitude da sua existência, saber que Deus estará lá no futuro, Ele jamais nos abandona. A esperança jamais acaba, ainda que pareça difícil ou impossível, para quem crê ainda existe uma chance.

Todavia a condição do homem sem Deus é sem esperança, sem perspectiva, é como viver nas trevas e não saber para onde ir (Jo. 12:35), viver num charco de lodo (Sl. 40:2). O homem sem esperança não tem forças para dizer “não” ao vicio, às drogas, o homem sem esperança não perdoa. O homem sem Deus tem o coração endurecido como de faraó (Mas endureceu Faraó ainda esta vez seu coração, e não deixou ir o povo. Êxodo 8:32).  O homem sem esperança vive na prisão do pecado, condenado à morte (Gn. 2:17 e Rm 6:23) “Porque o salário do pecado é a morte,”. Romanos 6:23a.

Mas Deus amou de tal maneira a humanidade que nos ofereceu gratuitamente a esperança, através de Jesus Cristo, como nosso único e suficiente Salvador. “…mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23b

Em Jesus Cristo podemos ter esperança, renascer em Deus. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:12-13

O homem com Deus confia e entrega a sua vida ao Senhor Jesus Cristo de modo que vive na luz e não mais nas trevas, dos seus lábios se ouve um cântico novo e os seus pés não mais fraquejam, mas estão firmes na Rocha Eterna.  E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR. Salmos 40:3

O socorro sempre vem: Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro. O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra. Salmos 121:1-2.

Existe esperança para a arvore cortada, ainda que a sua raiz envelheça e seu tronco no pó morra, ao simples cheiro das águas a arvore brotará e dará ramos novos.

“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. Porque ele é como árvore plantada junto ás águas, que estende suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde, e no ano de sequidão não se perturba nem deixa de dar o seu fruto” (Jeremias 17:7-8).

Por: Dsa. Manuela Rozanez

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários