Aprendendo com o cego Bartimeu

Sempre é bom aprender algo.  Um provérbio popular diz que “o saber não ocupa espaço”, mas logo com um cego ?. Parece estranho mas como a Bíblia é infinita em seu conteúdo, atentaremos para o final do capítulo dez de  Marcos.

Em Jericó, cidade próxima do mar morto, onde hoje é considerada a principal cidade dos Palestinos, residia um cego chamado Bartimeu que mendigava a beira do caminho. Que paradoxo! Bartimeu significa “Filho de Timeu”  e Timeu  “muito estimado”. Para alguém que tinha um nome tão especial a mendicância era algo contrastante.

Um dia ouviu um burburinho de uma multidão e ao saber que era Jesus, começou a clamar: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim !”. Podemos perceber três coisas: que usou o clamor como acesso às bênçãos;  que dirigiu-se a pessoa certa – Jesus, Filho de Davi  e que teve a humildade – tem compaixão de mim.

Mas nem sempre é fácil conquistar as vitórias. Para nos ajudar poucos são os voluntários, mas,  para nos impedir é sempre uma multidão. Quando o pobre homem começou a clamar, mandaram que se calasse. Mas, ele desistiu ?. Não, pelo contrário, clamou mais alto ainda. Outra lição é evidenciada: Perseverança.

Jesus, o Único Salvador do mundo, porque venceu o pecado e a morte, parou e mandou que trouxessem aquele sofredor. Analisando a história podemos aprender mais alguns detalhes: Venceu os empecilhos – “Jogou a capa”;  teve disposição: “deu um salto” e obediência: “foi ter com Jesus”.

Ao aproximar-se ouviu do Mestre a pergunta: “que queres que eu te faça ?”. Sem titubear a resposta foi: “que eu torne a ver”. Podemos aprender objetividade e fé no pedido. O resultado foi glorioso: “Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver”.

Por último,  podemos aprender que Bartimeu não quis apenas a bênção, mas o dono da bênção,  porque após  recebe-la : “seguia a Jesus estrada fora”.

Está  precisando de alguma coisa?  As lições para antes, durante e depois o cego deixou. Mas, antes de trilhar o caminho para a conquista de algo, por que não fazer uma lista do quanto você é abençoado ?. A oração deveria começar assim: Obrigado Senhor por existir, por mais uma dia de vida, pelo  ar que respiro, por não ser um mendigo à beira do caminho, por  ter dinheiro o suficiente para comprar este jornal, por ter vistas perfeitas,  por ter visão espiritual capaz de contemplar as grandezas de Deus, a salvação….o meu Senhor Jesus.

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários