Com estoque zerado, Banco de Leite de Votuporanga pede doações

‘Leite doado na semana é consumido na mesma data’, diz técnica.

O Banco de Leite de Votuporanga (SP) está sem estoque e necessita de doações urgentes. Mulheres do noroeste paulista também podem contribuir doando o leite materno nos Bancos de Leite de São José do Rio Preto (SP) e também de Araçatuba (SP).

De acordo com a responsável técnica do local, Maria Alice Guimarães, o leite doado na semana, é consumido na mesma data, o estoque no momento é zero. “O estoque está muito abaixo da necessidade, precisamos de três vezes mais do que temos para conseguirmos mantê-lo”, diz Maria.

A unidade recebe, pasteuriza e distribui o leite doado para os bebês, além de orientar as mães sobre a produção de leite, que é muito importante para todos os recém-nascidos. Ele alimenta e protege o bebê contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias.

Podem fazer a doação mulheres que não possuam nenhuma doença infectocontagiosa, não use medicamentos que passem pelo leite, e no caso de fumante, que faça o uso de menos de 10 cigarros por dia.

A doadora pode retirar o leite em sua residência. Para isso, são fornecidos frascos esterilizados pelo BLH, onde o leite permanecerá congelado, por no máximo 10 dias, até que um funcionário do busque o leite nos dias combinados.

Segundo os médicos, não existem riscos de transmissão de doenças nesse processo de coleta e doação. Antes mesmo da ação, as doadoras passam por um processo de seleção onde é feito um controle rigoroso de qualidade físico-químico e bacteriológico do leite submetido a um processo de pasteurização.

Bancos de Leite no noroeste paulista

Rio Preto:

Avenida dos Estudantes, número 1886, Jardim Aeroporto.

Araçatuba:

Rua Sacadura Cabral, número 471, Aviação.

Votuporanga:

Rua Santa Catarina, número 3890, Patrimônio Velho.

Fonte: G1

Sem comentários