Como iniciar uma conversa sobre Jesus

Um amigo meu gosta de dizer: “A melhor apresentação do evangelho é a que é dada”. Isso é verdade. E certamente. Muitos bons livros, sermões e seminários podem ajudar a nos preparar para compartilhar nossa fé. Mas nenhum desses recursos pode fazer por nós o que muitas vezes achamos a coisa mais difícil de fazer: apenas iniciar a conversa.

Muitas vezes nos sentimos impotentes quando se trata de nossos amigos e suas eternidades. Nós justificamos nosso egocentrismo que ignora nossos vizinhos. Nós sutilmente, talvez até subconscientemente, questionamos as verdades que poderiam soltar nossas línguas e quebrar a sequência de outras pessoas – tudo em favor de manter um silêncio mais confortável. Se formos brutalmente honestos conosco, estamos contentes em evitar nossos medos, aceitar nossos obstáculos e nutrir nosso egocentrismo. Então, dizemos a nós mesmos que outra pessoa compartilhará o evangelho; ou que o potencial constrangimento, rejeição ou perseguição não valem a pena; ou que Deus de qualquer forma, não salvaria mesmo essas pessoas. Deus nos ajude.

Felizmente, ele nos ajuda! Precisamos da ajuda de Deus para levantar nossos olhos e ver que estamos cercados de pessoas mortas que precisam desesperadamente que preguemos o evangelho e vivamos a vida de Cristo no meio deles. Quando nos concentramos no que é realmente real – os fatos de que Deus existe, sua ira contra o pecado está chegando, seu evangelho é o único caminho para a alegria eterna, as almas são preciosas e perecem, e as ovelhas perdidas ouvirão a voz do Pastor – então o evangelismo se torna totalmente excitante.

Seu vizinho eternamente

Evangelismo não vai acontecer para sempre. É um meio para um grande final. Os seres humanos – cada um de nós na história – somos criados à imagem de Deus para propósitos eternos e um objetivo imenso: trazer glória a Deus. Quando lemos as palavras de C.S. Lewis sobre o significado eterno e o destino de nossos vizinhos, percebemos o peso e a alegria que advêm do compartilhar do evangelho:

“É uma coisa séria viver em uma sociedade de deuses e deusas possíveis, lembrar que a pessoa mais chata e desinteressante com quem você fala pode um dia ser uma criatura que, se você a visse agora, seria fortemente tentada a adorar, ou então um horror e uma corrupção como você agora se encontram, mesmo que apenas em um pesadelo”. (The Weight of Glory, 45–46)

A história e todos os outros estão indo para algum lugar. Isso significa que, embora não haja duas conversas, nem dois passeios de trem, nem dois intervalos para o almoço e nem dois passeios no parque que sejam iguais, todos eles estão cheios de potencial infinito. E o tempo está literalmente acabando.

Como o vento, não sabemos onde o Espírito pode soprar em nossos dias comuns (João 3:.8) – e isso é excitante. Zaqueu, desafiado verticalmente, subiu em uma árvore porque sentiu que precisava ver Jesus por algum motivo (Lucas 19. 1-8); o eunuco etíope estava “aleatoriamente” ponderando Isaías 53 durante sua viagem (Atos 8. 26-40); Sérgio Paulo, um oficial altamente educado, pediu a Paulo que lhe trouxesse a palavra de Deus (Atos 13. 7-8); e um carcereiro romano foi liberto depois que ele implorou a Paulo que lhe dissesse o que ele deveria fazer para ser salvo (Atos 16. 25–34). Como essas pessoas invocariam aquele em quem não criam a menos que alguém lhes dissesse? (Romanos 10.14). Será que o Espírito já está atuando na vida das pessoas ao nosso redor de maneiras que ainda não percebemos?

Abrace o embaraço

Se quisermos aproveitar as oportunidades para compartilhar nossa fé, temos que aprender a abraçar o tal desconforto. Em algumas culturas, é considerado estranho levantar a questão de assuntos espirituais na conversa. Mas tenha coragem: em qualquer cultura que você viva, Deus já levantou a questão. Se ele ressuscitou sua alma dos mortos, a conversa começou.

Você se senta ao lado de seu colega de trabalho como o perfume de Cristo para Deus entre aqueles que estão sendo salvos e entre aqueles que estão perecendo.

Você está entre outros viajantes na fila como um estrangeiro cuja cidadania está no céu.

Você interage com pessoas nesta era de intolerância e virtude, sinalizando como alguém que é humilde e contrito de espírito, e que treme apenas com a palavra de Deus.

Você supervisiona as crianças no parque como alguém que nasceu de novo para uma esperança viva.

Você bebe água com seu grupo de caminhada como alguém cujo coração transborda com rios de água viva.

Você se deita em uma cama no hospital como o receptor de um transplante de coração espiritual – seu coração de pedra e morto por um coração vivo de carne.

Os membros da sua família observam que você vive mil mortes para si mesmo (e eventualmente a própria morte) como uma nova criação em Cristo.

Se nossas principais preocupações são evitar o constrangimento, seria mais difícil não falar sobre coisas eternas. Você e eu nunca conhecemos aqueles que foram, quem são e que em breve lutarão com essas pesadas questões espirituais, esperando que alguém lhes traga a palavra de Deus. Acredite que Deus é ao mesmo tempo disposto e capaz de lhe dar o que você precisa para que você possa alegremente espalhar a palavra sobre seu Filho em todo e qualquer cenário cultural – por mais que possa parecer estranho a princípio.

Exemplos diários

Deus governa o cosmos de tal maneira que sua vida cotidiana ilumina a luz do evangelho em todos os lugares estratégicos e relacionamentos nos quais ele coloca você. “Ao Senhor pertence a terra” (Salmos 24. 1), e Jesus está com você à medida que você vai e faz discípulos em seu mundo (Mateus 28. 18–20).

Uma colega de trabalho tem a prática de compartilhar, o que leu naquela manhã em sua Bíblia, com as pessoas que encontra enquanto passa o dia. Isso é intencional da parte dela, mas também acho que ela não consegue evitar – ela simplesmente transborda.

Outra colega de trabalho paga por seu café com leite e seus “croissants” de chocolate no café que frequenta, senta-se à mesa e, quando o garçom faz o pedido, explica que está prestes a orar por sua refeição e pergunta: “O que posso orar por você?”

“Como foi seu fim de semana”? É uma pergunta que outro amigo faz no trabalho toda semana. E quando a pessoa retorna a pergunta, ele fala sobre o sermão que ouviu na igreja. Outra amiga pede que as pessoas a escutem recitando sua memorização das Escrituras para ajudar a checar a memorização dela (e espalhar a palavra!). Falar sobre a palavra que é a nossa própria vida (Deuteronômio 32. 47) é, naturalmente, algo que o Espírito leva pessoas dependentes de palavras, cheias de palavras a fazer.

O lugar mais eficaz para começar

Talvez você esteja orando para que Deus abra uma porta para a palavra, para que você possa “declarar o mistério de Cristo” (Colossenses 4. 3). E você, sem se envergonhar, acredita que o evangelho é de fato o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Romanos 1.16). Mas você ainda não sabe por onde começar quando Deus coloca alguém em seu caminho.

Meu amigo conduziu uma sessão de treinamento sobre como compartilhar a fé cristã. Em uma lição especialmente valiosa, o grupo tem alguns voluntários que vestem uma roupa tradicional de alguém de uma cultura diferente. Eles reconhecem como pode ser intimidador conversar com pessoas que parecem diferentes, comem alimentos diferentes, falam idiomas diferentes e acreditam em coisas diferentes. Mas além de todos os possíveis obstáculos, há uma coisa que você poderia dizer para iniciar uma conversa (e amizade) com qualquer pessoa de qualquer lugar. Em todo o mundo, essa é a coisa mais eficaz que você pode dizer para começar uma conversa:

Olá.

Em qualquer língua que você fale, seu olá poderia iniciar a primeira conversa entre muitos que Deus usa para atrair alguém para si mesmo. Talvez a primeira conversa se torne a conversa. “Olá” é uma palavra pequena, mas diz para alguém: “Eu estou vendo você”. E isso significa algo para todos, não importa de onde eles sejam no mundo.

Para o “olá” passar suas cordas vocais, requer apenas uma semente de mostarda de fé em nosso grande Deus. Além de suas orações fiéis de que Deus abriria uma porta para a sua palavra, o evangelho também pede que ele lhe dê tudo o que você precisa para saudar as pessoas em seu nome e ser uma bênção para quem quer que ele coloque em seu caminho.

Fonte: Voltemos ao Evangelho

Comentários encerrados.