Examine a cena

5 “E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.”

6 “…Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis…”

8 “…chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.”

Você gosta de séries policiais? Se você gosta temos uma em comum, CSI. Não sou o tipo de pessoa que deixa um culto ou um churrasco pra ficar em casa esperando o próximo episódio, mas gosto de assistir quando dá certo.

O que nos prende a atenção neste tipo de entretenimento é o fato de tentar descobrir algo, resolver o mistério e ter a resposta do que de fato aconteceu ali.

Neste texto de João 20 temos uma cena a ser interpretada e que, com certeza, faria parte da série. Vamos juntos descobrir fatos importantes que podem mudar o futuro de muitas pessoas.

Imagine a cena…

Ainda é bem de manhã. O corpo de um homem que estava sendo perseguido foi sepultado a três dias e uma mulher foi ver como estava o seu tumulo. Ao chegar, a pedra que lacrava foi removida e o guarda não esta por perto. Então a mulher sai ao encontro de seus outros amigos e o primeiro que ela encontra é um chamado Pedro, ele já tem passagem por uso de arma branca “espada/faca” o outro não, é João, não tem passagem, apenas é amoroso e o melhor amigo do homem sepultado.

A Bíblia nos informa que ao receberem a notícia, ambos saíram em disparada até o túmulo. João chegou primeiro e viu que realmente era verdade tudo o que a mulher havia relatado. Então ele se dobra para dentro do sepulcro, mas não entra. E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.

Em seguida, o outro discípulo chega e de uma vez entra no tumulo e vê as faixas de linho, bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e ainda nos diz que este estava dobrado a parte.

Somente depois que Pedro entrou no tumulo, João entra. Ao entrar João vê as mesmas coisas que Pedro viu; acontece que o texto nos diz que ele viu e creu.

Conseguiu entender o mistério? Sim! Parabéns! Não? Tudo bem vamos examinar.

João ao escrever o evangelho utiliza três tipos diferentes para descrever a palavra “viu” nestes versos. A primeira vez, no verso 5, João usa um “viu” que diz respeito a espiar ou olhar de relance. Apenas uma espiada, foi isso que João fez ao curvar-se sem entrar no túmulo. Depois no verso 6, João usa um viu que diz respeito a olhar com cuidado, observar. Quando Pedro chega ao túmulo e entra, ele vê algumas coisas diferentes e as observa com atenção. E por fim, João relata sobre si mesmo, com um viu que representa um olhar com compreensão intelectual, como quando, olhamos uma conta de Física e entendemos tudo sem nenhuma dúvida, por isso, viu e creu.

Mas, o que João viu que o levou a crer e ele creu em quê?

Havia uma tradição nos dias de Jesus: Quando a mesa estava posta para que o senhor da casa pudesse se alimentar, havia um lenço junto a mesa. Quando o senhor terminava de comer ele tomava seu lenço, limpava sua boca e o deixava de lado. Se o senhor deixasse o lenço todo desarrumado era por que ele não voltaria mais a mesa e o seu servo poderia retirar a mesa e se retirar, mas, se ele deixasse o lenço dobrado era por que ele voltaria em breve para continuar sua alimentação.

Ao ver o lenço todo dobrado (7) João entendeu que Jesus voltaria; ali não era o fim. Ele poderia ter se retirado por um instante, mas logo estaria de volta.

Entendeu? O nosso futuro e dos discípulos estava sendo redefinido, apenas por detalhes. João sabia que o seu Senhor voltaria para estar com eles novamente. Agora já não há mais dúvidas, o redentor vive e nós o veremos outra vez assim como Ele é. Aguarde, espere e anseie sua volta, pois Ele vem!

Por: Miss. Roberson Zanutti

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários