Feliz dia do professor!

“Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.” Daniel 12:3

Neste dia em que se comemora o dia do professor, podemos parar um pouco e refletir a respeito do papel desses homens e mulheres que se dedicam a uma tarefa sublime dentro das nossas igrejas: ensinar a Palavra de Deus às nossas crianças, jovens e adultos. Em várias passagens das Escrituras podemos observar a importância que Deus dá ao ensino, além de uma série de orientações às pessoas que se dedicam a fazê-lo (Tg 3:1, Rm 12:7, Es 7:10, 2 Tm 4:2, 2 Tm 2: 15, somente para citar alguns exemplos).

Podemos notar também a importância que Jesus dava ao ensino, pois ele próprio costumava ensinar (Lc 13: 10, Mt 5: 2). Cristo reconhecia que seus discípulos precisavam aprender a respeito da Palavra de Deus para serem transformados por ela (Jo 8: 32). Além disso, uma das últimas orientações de Jesus foi a de que seus discípulos ensinassem aos outros todas as coisas que ele havia ordenado, conforme podemos conferir em Mt 28: 19 e 20.

É interessante refletirmos no fato de que esse ensino não está restrito a uma transmissão de conhecimento, mas sim a inspirar e motivar nossos alunos a aprenderem a palavra de Deus e serem transformados por ela. A amarem a Cristo e dedicarem suas vidas a serem discípulos dele. Nesse caso, não é simplesmente falar dos princípios bíblicos, mas também desafiar cada aluno a viver e praticar tudo aquilo que Jesus nos ensinou.

Dessa forma, observamos a relevância daqueles que foram chamados e capacitados por Deus para ensinar os ensinamentos bíblicos aos outros. Certamente isso consiste numa grande responsabilidade, por isso mesmo Tiago vai afirmar que os que ensinam serão julgados “com maior rigor” (Tg 3: 1). No entanto, ensinar a Palavra de Deus aos outros é igualmente uma tarefa maravilhosa e imprescindível, já que é por meio do ensino da Palavra de Deus que podemos conhecer sua vontade para as nossas vidas. Através desse ensino, muitos são alcançados pelo evangelho de Cristo Jesus e tem sua vida modificada por ele.

Portanto, nesse dia se você é aluno, agradeça a Deus pela vida daqueles que se propõem a ensinar a Palavra de Deus, seja na escola bíblica, seja nos grupos de estudos bíblicos ou de discipulado. Se você é professor, peça a Deus que ele continue te capacitando a exercer o ministério do ensino de forma mais excelente possível para que Cristo seja glorificado por meio da tua vida.

Que Deus continue abençoando os que se dedicam ao ensino…

Feliz dia do professor!

Por: Dsa. Cláudia dos Santos Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários