Jesus Cristo – Começo, meio e fim!

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso”. (Apocalipse 1:8)

Estas palavras de Jesus foram pronunciadas após a Sua ascensão e glorificação. João, o discípulo do amor, estava na ilha prisão chamada Patmos, não muito distante da cidade de Éfeso, num dia glorioso, recebeu a visita do Senhor. Cristo não estava mais ferido com os açoites, os pregos da cruz, os espinhos da coroa, a espada do soldado. Nem mesmo com as vestes simples das muitas vezes que caminhou, comeu e repousou entre o grupo de amigos e discípulos. Mas ressurreto, Seu rosto brilhava como o sol (Essencial e Glorioso), Sua voz era como as muitas águas das cachoeiras (Senhor com toda autoridade), Seus cabelos eram brancos como a neve (Sábio e Eterno), Seus olhos como de fogo (Vencedor e Onisciente), Suas vestes eram brancas compridas (Santo e Majestoso), Seus pés eram como de bronze polido (Supremo e Juiz), possuía um cinto de ouro na altura do peito (Rei e Determinado) e uma espada de dois fios saía de Seus lábios (Ativo e Guerreiro).

Suas primeiras palavras foram e são inesgotáveis. Começam com a evocação do título “Eu Sou”. Nos Seus dias terrenos, várias vezes usou deste termo para exprimir que muito mais que ligado com os céus, era também Divino e Absoluto. Em Patmos, Ele prosseguiu afirmando: “Alfa e Ômega” (a primeira e última letra do alfabeto grego). Ele é a razão e a síntese de toda a história. “Princípio e o Fim” declaram que foi O agente iniciador e o detentor da vida, no universo e na terra, e que também será o responsável pelo ponto final em qualquer dimensão de vida. “Que é, e que era e que há de vir” anuncia que é Soberano, Ilimitado, Senhor do tempo e do espaço. E “Todo-Poderoso” sintetiza tudo a respeito de Cristo.

É importante meditar sobre o fim. Mas não o fim do mundo e sim, sobre o “nosso” fim ou o fim do “nosso” mundo. O mundo, conforme a concepção humana, pode até demorar; mas, e nós? Quanto tempo temos ainda sobre esta terra? Para onde estamos indo? Uma profunda reflexão como esta nos leva ao caminho da humildade e da dependência de Jesus.

A verdade é que ao lado do Senhor, não importa quando se dará o fim do mundo, o término da nossa vida e se o futuro será melhor ou pior. Se Ele estiver morando em nós, não apenas perto, “nossa” história terá um final feliz. Pouco importa para onde o barco vai se Jesus for o comandante. A vida abundante oferecida por Cristo transcende as barreiras da cultura, da idade, do sexo, da cor da pele ou da posição social. Começa no coração, extravasa-se na vida e culmina na glória.

Comece este novo tempo não apenas com o pé direito, mas com a vida toda direita. Se vista de vestes brancas, mas não de algum tecido humano, mas àquelas que são alvejadas no sangue do cordeiro. Quebre, não um champanhe, mas o seu coração e seja feliz. Muito feliz. Super feliz em tudo. Você merece!

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários