“O Delete”

“Manassés tinha doze anos de idade quando começou a reinar, e reinou cinquenta e cinco anos em Jerusalém. Ele fez o que o Senhor reprova, imitando as práticas detestáveis das nações que o Senhor havia expulsado de diante dos israelitas (…) Nos dois pátios do templo do Senhor ele construiu altares para todos os exércitos celestes.  Chegou a queimar seus filhos em sacrifício, no vale de Ben-Hinom; praticou feitiçaria, adivinhação e magia, e consultou médiuns e espíritas. Fez o que o Senhor reprova, provocando-o à ira.

Manassés, porém, desencaminhou Judá e o povo de Jerusalém, a ponto de fazerem pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos israelitas. O Senhor falou a Manassés e a seu povo, mas não lhe deram atenção. Por isso o Senhor enviou contra eles os comandantes do exército do rei da Assíria, os quais prenderam Manassés, colocaram-lhe um gancho no nariz e algemas de bronze, e o levaram para a Babilônia. Em sua angústia, ele buscou o favor do Senhor, o seu Deus, e humilhou-se muito diante do Deus dos seus antepassados. Quando ele orou, o Senhor o ouviu e atendeu o seu pedido; de forma que o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino. E assim Manassés reconheceu que o Senhor é Deus.

Manassés tirou do templo do Senhor os deuses estrangeiros e a imagem que lá havia colocado, bem como todos os altares idólatras que havia construído na colina do templo e em Jerusalém; e jogou-os fora da cidade. Então restaurou o altar do Senhor e sobre ele ofereceu sacrifícios de comunhão e ofertas de gratidão, ordenando a Judá que servisse o Senhor, o Deus de Israel.”

2Cr. 33.1-2,5-6,9-12,15-16 NVI

É impossível falar do Rei Manassés sem lembrar de seus pecados, aliás uma grande lista de pecados. É igualmente impossível falar do homem sem lembrar de sua grande lista de pecados. Entretanto pecado é muito mais que uma lista de coisas que eu fiz ou que deixei de fazer. Pecado é um açoite de garras afiadas em aço que aflige a alma humana, pois está intrínseca nela. “Muito mais do que faço ou não faço, pecado é o que sou por natureza”[1]

A Bíblia Sagrada, ao mencionar o relato de um dos Reis de Judá, a saber Manassés, faz questão de descrever as suas ações malévolas, as extremas talvez foram os destaques. Com certo desprezo pode-se olhar a lista “básica” do homem que, “Fez pior do que as nações que o Senhor havia destruído diante dos Israelitas” (v.9). Com ainda continuada indignação você corre os olhos sobre os assassínios de Manassés contra muita gente inocente (como relatado no livro de 2Reis 21) e até mesmo o de seus próprios filhos, queimando-os no fogo, em sacrifício a deuses estranhos. O rei de Judá se prostra diante de divindades dos céus e chega a lhe fabricar altares no próprio templo do Senhor, o Deus de Israel! E quanto a suas adivinhações, feitiçarias e consultas aos espíritos mortos? Deus puni Manassés e o leva cativo para Babilônia através do Rei da Assíria, colocando-lhe ganchos no nariz, algemas de bronze. Bem feito, pensamos.

O que nos escandaliza mais na história vai além dos horrendos pecados de Manassés. Na máquina tão sofisticada a que chamamos de computador ou micro processador de dados, existe uma tecla chamada Delete. Ela serve para apagar o que foi criado, escrito ou desenhado, em uma rapidez e facilidade incrível. É nessa situação que penso quando leio a história de vida de Manassés. A palavra conta que O homem infiel se arrependeu, orou e renovou o altar do Senhor que estava destruído, a começar pelo seu coração. O Senhor o respondeu e deletou toda sua dívida de culpa! Com apenas um dígito Deus é capaz de apagar e cancelar todas as dívidas.

Essa história é bem parecida com a nossa. Mesmo que os pecados de um homem tão infiel nos escandalize, à mercê de nossa própria natureza somos capazes de condicionar o horrível ao adequado. Ademais de sobremaneira nos constrange o amor e a graça de Cristo! …ou seja, que Deus em Cristo estava reconciliando consigo o mundo, não levando em conta os seus pecados… (2Co 5.14,19) Por mais suja e distante de Deus segue a condição humana, Deus em Cristo tem o poder do seu amor para deletar todos os pecados de principalmente quem sou. Em arrependimento sincero nos submetamos à graça escandalosa de Deus!

Fonte: Além Blog

Sem comentários