O ideal do ministério cristão

“O pastor necessita de duas vozes: uma para ajuntar as ovelhas, e outra para espantar os lobos e ladrões.”

A frase anterior foi escrita por um pastor reformado como parte de um comentário sobre o texto de Paulo em Tito 1.9. O homem que a escreveu é amplamente reconhecido como um grande teólogo e um excelente exegeta. Mas, antes de tudo, ele era um pastor amoroso que exerceu o pastorado durante vinte e sete anos em apenas duas igrejas. Sendo que, em uma delas ele pastoreou por quase vinte e cinco anos. O nome deste nobre pastor: João Calvino.

Depois de sua conversão, a ideia de Calvino não era exercer o ministério pastoral. Ele pensava que Deus o havia chamado para servir à Igreja através da literatura e por isso queria retirar-se à solidão e ao sossego para escrever sobre a fé cristã. Entretanto, quando ele reconheceu que Deus o estava chamando para pastorear um rebanho, ele se entregou completamente a este ministério, entendendo que a pregação era a sua principal missão como pastor. Ser um mestre da Bíblia proclamando-a fielmente era para Calvino o ideal do ministério pastoral. Como escreveu Steven J. Lawson em seu excelente livro A arte expositiva de João Calvino: “Calvino via o púlpito como sua responsabilidade mais importante, o principal trabalho de seu chamado pastoral. Assim, o magistral reformador entregou-se à exposição da Palavra como talvez nenhum outro na história o tenha feito. Ele estimou e exaltou a pregação bíblica ao nível da mais elevada importância, e também fez dela o seu compromisso vitalício.”

A responsabilidade do pastor com seu rebanho é dupla: ajuntar as ovelhas e repelir os lobos. Esta dupla responsabilidade é exercida através da pregação da Palavra de Deus, pois é através deste ato que o rebanho é verdadeiramente ajuntado e os lobos são realmente repelidos. Como escreveu Calvino: “A Escritura o mune [o pastor] com os meios de fazer ambas as coisas, e aquele que tem sido corretamente instruído nela será capaz tanto de governar os que são suscetíveis ao aprendizado quanto a refutar os inimigos da verdade.”

Quando o pastor prega, deve ter em mente sua responsabilidade de ajuntar, alimentar e cuidar do rebanho através da Palavra. Quantos rebanhos estão mal alimentados em nossos dias, porque seus pastores não entendem qual é sua missão. Alimentar as ovelhas com uma mensagem bíblica e cristocentrica é o ideal do ministério cristão.

Os pastores também devem entender que sua responsabilidade não termina aqui. Há também uma necessidade de, depois de haver ajuntado o rebanho, protegê-lo dos lobos e ladrões. Isto é o que se pode chamar de missão apologética do pastor. Se ele jamais prega contra as heresias e nunca expulsa os lobos através de sua pregação, o rebanho correrá um gravíssimo perigo. O pastor deve ser um apologista e deve estar preparado para defender a fé e combater os lobos e ladrões que querem arrebatar as ovelhas do verdadeiro caminho. Por outro lado, o pastor não deve pregar o tempo todo contra as heresias e distorções que assolam a igreja, porque senão as ovelhas não serão alimentadas. Deve haver um equilíbrio entre estas duas responsabilidades.

Se seguíssemos o exemplo do pastor João Calvino, que usava a pregação da Palavra para edificar e defender o rebanho, com certeza nós contemplaríamos um quadro totalmente diferente em nossas igrejas na atualidade. Atentemos para o que escreveu James Boyce: “Calvino não tinha nenhuma outra arma, exceto a Bíblia. Desde o principio, sua ênfase era o ensino da Bíblia. Ele pregava as Escrituras todos os dias; e, sob o poder dessa pregação, a cidade começou a ser transformada. Visto que as pessoas de Genebra adquiriram conhecimento da Palavra de Deus e foram mudadas por ela, a cidade se tornou como John Knox a chamou, uma Nova Jerusalém.”

Que Deus nos ajude a seguir este mesmo ideal e que o Senhor da obra levante mais homens como João Calvino em nosso meio.

Fonte: Púlpito Cristão

Sem comentários