O superpoder do perdão

Superpoderes cristãos é uma série que aborda diversas características e atitudes que um cristão pode e deve ter para que faça diferença no mundo que o rodeia. São poderes sobrenaturais dados pelo próprio Deus para nos capacitar a enfrentar as lutas do dia a dia.

Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. Efésios 4:32

Muitos gestos são considerados nobres, mas o perdão é especial, pois vale muito em seus efeitos. Fala-se muito sobre o assunto, faz se pouco sobre ele, perdoar não é um gesto fácil e muitas vezes nem um pouco prazeroso. O perdão envolve amor, aliás, esta é a base para o perdão, tanto para quem dá como para quem o recebe.

O coração amoroso tem mais facilidade de perdoar, tanto quanto de pedir perdão. Temos então a certeza de que este gesto deve sempre ser acompanhado do maior de todos os poderes, o amor. Aliás, perdão sem amor é igual à falsidade, é impossível perdoar alguém e continuar nutrindo o mesmo ódio e rancor, isso não é perdão.

Por que então digo eu que o perdão é um superpoder que todo cristão pode e deve ter? A resposta é muito simples, por que somos o povo que conhece o maior e melhor amor que o mundo já conheceu, nós somos frutos do amor de Deus.

 Quando o apóstolo Paulo orienta a igreja de Éfeso a perdoar-se mutualmente, ele usa um argumento irredutível, devemos perdoar e liberar perdão simplesmente por que Deus nos perdoou quando enviou seu Filho para morrer em nosso lugar.

Percebe como o perdão sempre está ligado ao amor? O gesto de amor de um Pai que entrega seu único filho para morrer no lugar de homens maus e imerecedores nos mostra que devemos agir igualmente quando lidamos com pessoas que, aos nossos olhos, não merecem nosso perdão. Devo então perdoar quem não merece meu perdão?

Claro que sim, uma das frases mais lindas pronunciadas por Jesus foi: “perdoa este povo, pois eles não sabem o que fazem”. O Cristo crucificado cheio de dor e sofrimento tem a oportunidade de falar alguma coisa, no lugar de palavras duras de repreensão e acusação, Ele libera aquilo que seu santo coração está cheio, amor.

O perdão é tão poderoso que consegue mudar a vida das pessoas. Pedro foi transformado quando experimentou o perdão de Jesus e tornou-se um dos maiores pregadores do evangelho, o perdão divino o transformou de um judeu covarde a um corajoso cristão.

Também tem o poder de unir as pessoas. Quando estamos em crise com outra pessoa, seja ela da família, trabalho ou igreja, vemos tudo se dividir. Os amigos se dividem, as conversas são divididas, os trabalhos são divididos, podemos dizer então que a falta de perdão tem o poder de separar, dividir e distanciar pessoas. Mas ao contrário dela o perdão une, atrai, agrega. Ontem os dois irmãos em Cristo mal se olhavam pelos corredores da igreja, mas depois de experimentarem e passarem pelo processo do perdão andam juntos, trabalham e oram juntos pela obra do Senhor.

Por último e não menos importante, o perdão tem o superpoder de pregar o evangelho. Você pode me perguntar como isso pode acontecer e a resposta é muito simples. Quando uma pessoa é perdoada, principalmente se não conhece a Cristo e for culpada pela acusação, não entenderá os motivos que nos levaram a oferecê-lo, mas com o tempo perceberá que existe um amor em nós que não existe no mundo lá fora. Conhecerá então aquilo que chamamos de amor de Deus e há grandes chances de se interessar por ele, pois nada é mais lindo do que o amor de Cristo conduzindo nossas vidas.

Se precisa perdoar ou ser perdoado por alguém não hesite em fazê-lo. Você verá que o perdão, desde que acompanhado pelo amor e a compaixão poderá mudar não só a situação, mas toda a sua vida e a daquele que recebê-lo.

Por: Ricardo Rodrigues autor do site www.seliganapalavra.com

Fonte: Sou da Promessa

Um comentário

  • Maria de Lourdes Guimarães Reis
    1 de setembro de 2014

    JESUS É O CAMINHO A VERDADE E A VIDA NINGUEM VAI AO PAI SE NAO POR ELE.