Os que esperam no Senhor

“Espero pelo Senhor mais do que as sentinelas pela manhã”. (Salmo 130.6)

A ansiedade é uma das coisas que mais tortura física, emocional e espiritual. Uma crise profunda de ansiedade pode causar verdadeiros estragos e alterar até mesmo a personalidade. Ainda bem, que em resposta à ansiedade, a Bíblia apresenta a esperança.

A esperança é mais que um anestésico, é o oxigênio da vida. É a crença e saudação do futuro. É descanso para as emoções estressadas. É abrigo para o coração solitário. É força que nos põe novamente em pé. É conselho interior que afirma: desta vez vai dar certo.

Nada mais desanimador que um vigia solitário numa longa noite escura. Foi esta figura de linguagem que o Salmista buscou para um instante de crise interior. Nestes momentos parece que o relógio para, que as coisas não mudam, estão sempre no mesmo lugar. A sensação é que o mundo esqueceu-se da nossa existência. Todos estão abrigados e só eu estou numa pior, é a voz do coração.

Mas o poeta fala da espera e da certeza de um novo dia. Do amanhecer. Do sol nascer e reinar sobre a escuridão. Haverá momento que a realidade será manifesta e a espera não foi em vão. E a exultação de alívio será: Venci, cruzei a linha da chegada, deu certo, valeu, sobrevivi!

Quando devemos esperar pelo Senhor?  Quando estamos angustiados, perplexos, desesperados, doentes ou solitários?

Às vezes é difícil esperar. Normalmente se quer agir. Mas há momentos em que não se pode agir, a solução é falar com Deus e esperar. Há silêncio que vale mais que milhares de palavras e ações. E é bom saber que nós podemos dirigir a alguém que nos ouve, mesmo sendo invisível aos olhos materiais. Não falamos ao vazio, quando conversamos com o Pai, em nome de Jesus que morreu e ressuscitou pelos nossos pecados. Da mesma forma não esperamos em vão, mas temos a certeza de que a solução virá, assim como é certo o amanhecer depois da longa noite.

Muitos são os meios divinos de nos ajudar. As pessoas, a natureza, a ciência e seu poder, são canais de suas bênçãos. Os que esperam no Senhor não serão envergonhados, mas terão suas trevas dissipadas e ganharão novas forças para prosseguir.  Se você está numa longa, negra e solitária noite ouça o Salmista e Isaías dizerem:

“Ponha a sua esperança no Senhor, ó Israel, pois no Senhor há amor leal e plena redenção”. Salmo 130.7

“Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam bem alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.” – Isaías 40.31.

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários