Porque chorou Jesus?

“Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela.” (Lucas 19.41)

O contexto bíblico nos mostra um momento de festa, de júbilo. Jesus entrava de forma triunfal na cidade. Vestes e palmas eram colocadas na estrada, discípulos e multidão exclamavam extasiados “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! paz no céu e glória nas maiores alturas”.

Não obstante a euforia, Jesus olha para a cidade e chora. Se pudéssemos retroceder no tempo e chegar próximo dEle e perguntar: Mestre, o clima é de alegria, é o auge de teu ministério, todos te aclamam, porque lágrimas rolam em tua face? Bem, isto é apenas sonho, mas podemos tirar algumas conclusões.

A primeira, é que temos um Cristo próximo de nós, capaz de se identificar com o nosso sofrimento, com nossa dor, Ele também existiu de carne e osso e sentiu emoções. Não foi apenas Divino, deísta, vivendo só de glória eterna. Foi verdadeiro Deus, mas também, verdadeiro homem, chorou na entrada de Jerusalém e no túmulo de seu amigo Lázaro. Verificamos ainda, que Jesus em sua onisciência percebeu a Superficialidade da Religião. Muitos Religiosos estavam presentes na ocasião e eles mesmos liderariam a sua crucificação junto aos Magistrados. Os religiosos detentores da Teologia estavam cegos nos cumprimentos proféticos e não estavam vendo o Messias de Deus. Jesus viu também a Superficialidade do Louvor. A multidão cantava, porém, de lábios e se assim não fosse, não teriam dito poucos dias depois “Crucifica-o, crucifica-o”.

Outra razão porque chorou Jesus foi a Ingratidão do povo. Quantas curas, libertações, vidas transformadas, maravilhas físicas, naturais e espirituais. Jesus sabia da memória curta, que não se lembrariam de tantos benefícios e seriam manipulados e quando a Cruz fosse levantada no Calvário discípulos, ficariam distantes e multidão não faria mais que menear a cabeça.

Por último concluímos que eles estavam cegos em relação a própria pessoa de Jesus e as palavras foram “Não estão reconhecendo a oportunidade da tua visitação”. Estava ali presente aquele que poderia resolver todos os problemas porque era verdadeiro Rei, não conforme a visão humana, mas sim, em conformidade com o Eterno Reino de Deus. Esta falta de reconhecimento levaria a destruição de Jerusalém, não deixando pedra sobre pedra, no ano setenta d.C. pelo General Romano chamado Tito. Se este acontecimento da entrada triunfal de Jesus fosse hoje em nossa cidade ou casa, Ele choraria ou sorriria? Bem, Ele quer mais do que isso. Ele quer entrar em sua vida, em seu coração. Morreu sim, mas ressuscitou ao terceiro dia. Faça ainda hoje Jesus sorrir!

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários