Prossigamos e atravessemos o Jordão!

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”. Josué 1:9

Durante esses momentos de “transição” do velho ano para o novo, alguns de nós geralmente fazemos uma retrospectiva de nossas vidas, além de nos planejarmos e elaborarmos uma lista dos objetivos e metas para o próximo ano. Da mesma forma, ao pensarmos no ano que passou nos lembramos das dificuldades, das lutas, mas também das alegrias e das vitórias que tivemos (seja em maior ou menor proporção). Por outro lado, quando pensamos no ano que logo começará, refletimos nos desafios que talvez enfrentemos e também, nas conquistas que poderemos alcançar.

O povo de Israel também enfrentou vários momentos de transição e um deles está registrado em Josué, capítulo 1. O líder Moisés havia morrido, e o novo líder escolhido por Deus – Josué- era o encarregado de comandar os israelitas na tarefa de conquistar a região de Canaã, terra prometida por Deus para o seu povo. Esse era o momento. Essa era a oportunidade concedida pelo Senhor para que a sua promessa se concretizasse.

Certamente, nós também temos nossos sonhos, nossos projetos de vida, nossos propósitos para o ano de 2017: seja no nosso casamento, na nossa família, no nosso trabalho, nos nossos estudos, na nossa vida financeira e principalmente, na nossa vida espiritual. E esse momento de transição entre um ano e outro é também ideal para “atravessarmos o nosso Jordão” e deixarmos para trás tudo aquilo que nos impede de amar a Deus e de servi-lo de todo o nosso coração. É também uma ótima ocasião para firmarmos o objetivo de cumprir os propósitos do Senhor para a nossa vida: nos apegarmos ainda mais a ele e aprofundarmos o nosso relacionamento com o “Deus de toda a graça”.

Mas, para que isso aconteça, nós devemos confiar que mesmo que enfrentemos crises e turbulências, o Deus Soberano está no controle de todas as coisas. É justamente esse Deus que animou Josué e o impulsionou a atravessar o rio Jordão.

Além disso, é preciso que tiremos os nossos olhos do deserto, e firmemos nossa visão em Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé e da nossa salvação. Certamente, para vários de nós o ano de 2016 foi um momento de perda, de tristeza e de choro, no entanto, a misericórdia e a graça do Senhor foi para nós fonte de alento, refrigério e consolo. E a maravilhosa notícia é que Deus continua conosco, nos ajudando e nos fortalecendo, nos dando alegria e paz. Por isso, prossigamos para o ano de 2017 com a convicção de que aconteça o que acontecer, se a nossa fé estiver firmada em Cristo Jesus, testemunharemos o favor de Deus sendo derramado sobre a nossa vida, independente do que tenhamos que viver.

É o Senhor quem nos concede força e coragem para que nós ultrapassemos o Jordão da desesperança, da falta de fé, da ausência de compromisso com a oração e a leitura da Bíblia, da falta de perdão, somente para citar alguns exemplos. Igualmente, é Deus que nos faz avançar em direção ao que deve ser o mais importante projeto de nossa vida: ser um discípulo de Cristo.

Sendo assim, ao meditar em Josué 1: 9 e escrever esta reflexão, a minha oração é que o Senhor nosso Deus, nos ajude a superarmos o nosso “Jordão”, nos sustente por sua graça e nos fortaleça a fim de que, venha o que vier, o ano de 2017 seja marcado pelo nosso amor, comprometimento e dedicação a Cristo!

Por: Dsa. Claúdia Duarte

Sem comentários