Provações e tentações

Tiago 1.13 “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”.

Minha mãe costumava dizer que tentação era o diabo. Por isso essa palavra era proibida nos lábios de nós crianças da roça. Tiago 1 nos fala de tentações e provações. Deus nos põe a prova, mas não tenta a ninguém. “Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta” (Tiago 1.13). Como Deus é santo por natureza, nada há no pecado que lhe chame a atenção e a ninguém tenta. Ao contrário é Satanás quem nos tenta, e isso para nos fazer tropeçar.

Não podemos nos esquecer que o diabo é o pai da mentira e está sempre querendo nos tragar. “Estejam alertas e vigiem. O diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar” (I Pedro 5.8). O diabo é astuto e hostil. Os cristãos devem estar espiritualmente alertas através de orações e luta espiritual contra ele. Deus não nos tenta. Ele nos coloca a prova para confirmar nossa fé. Por ocasião do recebimento dos Dez Mandamentos por Moisés, o povo se assustou, pois: “Vendo-se o povo diante dos trovões e dos relâmpagos, e do som da trombeta e do monte fumegando, todos tremeram assustados. Ficaram a distância” (Êxodo 20.18). Então Moisés disse ao povo: “Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar” (Êxodo 20.20). Deus não quer nos amedrontar. Deus quer que o reverenciemos porque quando fazemos isso nos afastamos do pecado.

Deus quer também comprovar nossa fidelidade e dedicação. Deuteronômio 8.2 nos diz: “Lembrem-se de que o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não”. O propósito da experiência no deserto era a disciplina divina. Eles não deveriam esquecer o que lhes havia sido ensinado. Deus prova o seu povo, mas é o diabo quem tenta para o mal. “Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam” (Tiago 1.12).

Quem persevera, depois de aprovado, receberá a coroa. Quando um atleta era vitorioso recebia uma coroa de folhas colocada em sua cabeça. Mas a coroa que Deus tem para nós é muito mais que uma coroa de folhas que murcha e envelhece. A coroa que Tiago fala é a coroa da vida, ou seja, a vida eterna. Essa é para sempre. “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por provações” (Tiago1. 2). O comportamento adequado, ao se encontrar a adversidade é ter alegria. Se Deus nos prova é porque nos ama e quer que sejamos refinados como o ouro a fim de recebermos o prêmio que nos está guardado. Não diga nunca que Deus o tenta. Deus o prova. Não é que minha mãezinha tinha razão? Tentação é mesmo coisa do diabo!

A graça seja com todos vocês. Amém!

Por: Antônia Vieira de Lima Oliveira 1ª Igreja Adventista da Promessa

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários