Um guia seguro

“Lâmpada para os meus pés é Tua Palavra e luz para o meu caminho” (Salmos 119:105).

Um dos mais belos dons que Deus deu a Suas criaturas é o livre arbítrio, a capacidade de escolher. Deus quer que sejamos felizes e nos incentiva a tomar boas decisões (Deuteronômio 30:19-20).

Certa vez, Jesus disse que aquele que ouve a Sua palavra e a cumpre é como um homem sensato que construiu sua casa sobre a rocha (Mateus 7:24-27). A pergunta que surge é: sobre o que você está construindo a sua vida? Em que base você toma as suas decisões? Você está dando lugar à Palavra de Deus e ao Seu poder transformador? Em seguida, apresentaremos algumas situações da Bíblia nas quais podemos observar diferentes critérios na hora de tomar decisões.

Critério 1 – “Em minha opinião” (Gênesis 27:6-17): Opinião pessoal a respeito de um assunto, sem levar em conta o que Deus pensa. Rebeca “achava” que deveria ajudar seu filho Jacó a obter a primogenitura, mesmo usando a mentira.

Critério 2 – “O que isso tem de mal?” (Josué 9:14): Ser lei para si mesmo, sem consultar a vontade de Deus. Josué pensou que não havia nada de mal em fazer um pacto com os gibeonitas, mas ele não consultou o Senhor.

Critério 3 – “Todo mundo faz isso” (Êxodo 32:1-5): Baseado no critério da pressão do grupo em vez de no “assim diz o Senhor”. Arão aceitou a idolatria, pois o povo lhe pediu.

Critério 4 – “Eu gosto” (Juízes 14:3): Meu gosto pessoal acima de tudo o mais. Sansão tomou a decisão com base unicamente em seu gosto pessoal, sem considerar o conselho de Deus.

Critério 5 – “Os outros fazem coisas piores” (Lucas 15: 28-30): O irmão mais velho da parábola do filho pródigo ficou zangado e justificou sua atitude porque o irmão mais novo havia feito coisas piores.

Critério 6 – “O critério de Jesus” (Marcos 14:34-36): Quando Jesus enfrentou Sua hora mais difícil, confrontado com a possibilidade de escolher de acordo com Sua opinião ou com base na Palavra de Deus, Ele orou várias vezes a respeito, expressando Seus sentimentos e expondo Seu desejo: “passa de mim este cálice”. Mas Jesus pôs Deus em primeiro lugar, usando a Palavra de Deus e agindo por princípio. Ele nos compreende e pode nos ajudar hoje mesmo a colocar o Senhor no centro de nossa vida e como a base sólida para as decisões (Hebreus 4:15).

Fonte: Revista Ação Jovem

Sem comentários