Uma família avivada ama ao Senhor e ensina as escrituras para seus filhos

“Ouça, ó Israel: O Senhor, o nosso Deus, é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões. ”Deuteronômio 6:4-9

No terceiro módulo desta série de estudos, iremos refletir sobre o papel dos pais no que se refere ao ensino da Palavra de Deus para os seus filhos. Em nossos dias, são vários os exemplos de pais que terceirizam a educação dos filhos sejam para a escola, para a creche, para a babá ou até mesmo para a igreja. No entanto, a Bíblia Sagrada é categórica ao afirmar que os maiores responsáveis em ensinar os filhos a amarem a Deus e a conhecerem os seus ensinamentos, são os pais. A família avivada reconhece que a responsabilidade é sua: são os pais avivados que devem ensinar os filhos as escrituras sagradas e a amarem ao Senhor!

  • Para você, quais são os principais motivos de pais cristãos não ensinarem a seus filhos que estes devem amar ao Senhor e conhecer os seus ensinamentos? Uma família que não ensina as escrituras para seus filhos pode ser considerada avivada? Por quê?

1 – Uma família avivada ama ao Senhor e ensina as Escrituras para seus filhos, pois sabe que o Deus verdadeiro é o único Senhor. (Dt 6: 4- 6).

Num contexto em que muitas pessoas adoram um grande número de falsos deuses, é imprescindível que saibamos que existe somente um único e verdadeiro Deus. É a esse Deus que devemos amar de todo o nosso coração, toda a nossa alma e todo o nosso entendimento e são os seus ensinamentos que devemos transmitir aos nossos filhos. A partir do momento em que somos alcançados pelo avivamento, ensinamos a nossos filhos a reconhecerem que existe apenas um único Senhor e os incentivamos a amá-lo com todo o coração.

  • Em seu lar de que maneiras você pode ensinar os seus filhos a amarem ao Senhor? Você tem investido tempo e dedicação para cumprir essa missão ou anda tão ocupado que não tem conseguido realizá-la?

  • Numa família avivada, o ensino da Palavra de Deus é uma prioridade. Você tem o hábito de se reunir diariamente com seus filhos, para ensinar as escrituras para eles? Se a resposta for negativa, o que você pode fazer para mudar esse quadro?

  • Cabe aos pais o dever de ensinar os filhos a amarem a Deus e a conhecerem a Palavra do Senhor. Qual é a importância desse ensino para o seu lar?

  • O culto doméstico e os momentos devocionais realizados em família são imprescindíveis para o ensino das escrituras. Quantas vezes durante a semana você e sua família se reúnem para cultuar a Deus e para estudar a Sua Palavra?

2 – Uma família avivada ama ao Senhor e ensina as escrituras para os seus filhos com persistência (Dt 6: 7).

Uma família avivada compreende que ensinar os filhos a amar ao Senhor e a conhecer a Palavra de Deus é uma missão que deve ser realizada com persistência. O próprio Deus orientou Israel a agir desta maneira. Como pais, devemos considerar que educar os nossos filhos no temor do Senhor é um processo contínuo e constante, que independe das circunstâncias que estamos vivendo. Em nossos lares, precisamos ser os primeiros responsáveis por ensinar os nossos filhos. Este é o nosso papel e a nossa grande responsabilidade diante do Senhor.

  • Se você já tem filhos, responda: em seu lar, seus filhos têm sido ensinados a amarem a Deus de forma persistente? Como você pode vencer o obstáculo da “falta de tempo” e ensinar as escrituras, de forma constante, para seus filhos?

  • Por que é tão importante o ensino constante da Bíblia em seu lar? Em que sentido tal responsabilidade está relacionada ao avivamento em seu lar?

  • Se você é filho, responda: quais foram as bênçãos que um ensino constante da palavra de Deus (por parte dos seus pais) acarretou para a sua vida?

3 – Uma família avivada ama ao Senhor e ensina as escrituras para os filhos no dia a dia do lar (Dt 6: 7-9)

A palavra de Deus deve estar bem guardada em nossa mente e em nosso coração (Sl 119: 11). Mas, não devemos nos limitar a somente deixá-la guardada no coração e na mente. Ela precisa permear e estar inserida nas atividades cotidianas da nossa família. Isso, também está relacionado ao avivamento, já que este envolve mudança de vida. Em Dt 6: 7- 9, há uma orientação imprescindível para todos nós que somos pais: devemos ensinar a nossos filhos sobre Deus e sobre a sua Palavra em casa, permitindo que as escrituras guiem nossa vida enquanto realizamos as mais cotidianas atividades. Assim, nossos filhos perceberão que a maneira que vivemos confirma aquilo que ensinamos, o que será um incentivo para que eles sirvam ao Senhor.

  • Reflita no dia a dia de sua família e responda: você tem ensinado seus filhos a amarem a Deus e a conhecerem sua Palavra nas situações cotidianas? Na prática, quais ações você pode realizar para que isso aconteça?

  • Numa família avivada, o seu dia a dia também vivencia a transformação de vida realizada pelo Espírito Santo. Em seu lar, o exemplo dos pais demonstra para os filhos que este é um lar avivado, que ama verdadeiramente a Deus? Por quê?

  • Durante o dia, em que momentos você, como pai ou mãe, separa para ensinar seus filhos a respeito de quem é Deus e de sua maravilhosa Palavra? Ou você tem deixado esse ensino em segundo ou terceiro plano?

Finalizamos este módulo com a seguinte citação de Wiersbe: “(…) concordamos de todo o coração que o povo de Deus deve fazer de seu lar um lugar onde Deus habita, onde as Escrituras são honradas e onde não temos vergonha da nossa fé”. Que possamos nos dedicar a ensinar nossos filhos a amarem a Deus e as escrituras sagradas!

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários