Uma família avivada colabora com a igreja de Cristo

“Saúdem Priscila e Áquila, meus colaboradores em Cristo Jesus. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios. Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles.” Romanos 16:3-5

Nós sabemos que são várias as famílias que desempenham tarefas de grande importância para a nossa sociedade. Com toda certeza, tais famílias contribuem para o desenvolvimento humano. Neste último módulo, iremos abordar a importância da cooperação de uma família avivada no que se refere à igreja de Jesus. Para isso, refletiremos a respeito do exemplo deixado por Priscila e Áquila, um casal que se converteu a Cristo e se comprometeu a colaborar integralmente com a igreja do Senhor.

Em sua opinião, qual é a influência de uma família avivada para a igreja de Cristo?

1 – Uma família avivada colabora com a igreja de Cristo no momento em que edifica a vida de outras pessoas (Rm 16: 3)

Paulo expressou seu agradecimento a Priscila e Áquila, mencionando que eles desempenharam um papel importante em sua vida e em seu ministério. Uma família avivada entende que foi chamada por Cristo para ajudar, dar suporte e edificar a vida daqueles que fazem parte da Igreja e também, pregar a salvação para os que ainda não foram alcançados pelo evangelho.

De que maneira o avivamento em sua família pode ajudá-lo a tornar-se cada vez mais um instrumento de edificação para a vida de outras pessoas?

Na prática, de que forma sua família tem sido usada como instrumento de edificação para ajudar outras pessoas? Como vocês podem vencer os obstáculos que tem prejudicado o cumprimento desta missão?

O que o exemplo de Priscila e Áquila pode ensinar-lhe e a sua família sobre esta questão?

2 – Uma família avivada colabora com a igreja de Cristo “custe o que custar”. (Rm 16: 4).

Sobre este versículo, há um comentário relevante de R. N. Champlin: Priscila e Áquila “expuseram os seus pescoços, o que é uma alusão ao machado do verdugo. Quando um homem era executado por decapitação, ele punha o pescoço sobre um bloco de madeira. A expressão dá a entender que Priscila e Áquila, por mais de uma vez, poderiam ter sido mortos em meio às tribulações que assediavam o apóstolo Paulo.”. Pode ser que não sejamos perseguidos fisicamente como Priscila e Áquila foram, mas temos de ter em mente que fomos chamados por Deus para colaborar com a igreja de Cristo, independente da situação ou circunstância. A fidelidade total a Cristo e o absoluto comprometimento com sua Obra e sua Igreja até as últimas consequências são características de uma família avivada!

Qual é a importância de você e sua família colaborarem com a igreja de Cristo, “custe o que custar”?

Podemos afirmar que uma família avivada colabora com a igreja de Cristo até as últimas consequências? Justifique sua resposta.

Como tem sido o seu testemunho familiar no que se refere à colaboração com a igreja que você congrega?

De que forma você e sua família podem cooperar com a igreja de Cristo, independente da situação, da circunstância ou até mesmo dos problemas?

3 – Uma família avivada colabora com a Igreja de Cristo apoiando no cumprimento de sua missão. (Rm 16: 5) 

A colaboração de Priscila e Áquila foi tão grande que seu lar transformou-se num lugar de reunião da igreja. Paulo fez questão de saudar “a igreja que se reúne na casa deles”. Este casal compreendeu a necessidade da igreja cumprir a sua missão de transmitir o evangelho a todas as pessoas. E isso, fez com que Priscila e Áquila estivessem dispostos a abrir a porta de sua casa para a proclamação e o ensino da Palavra de Deus. Lembre-se que a família avivada está completamente disposta a apoiar a Igreja de Cristo no cumprimento de sua missão!

Como famílias avivadas podem contribuir no cumprimento do trabalho da igreja?

Atualmente, quais são os empecilhos para que seu lar esteja auxiliando a igreja no cumprimento de sua missão? O que você e sua família precisam fazer para mudar esta situação?

Com que atitudes você e sua família têm demonstrado apoiar a Igreja de Cristo?

Se realmente desejamos ter uma família avivada, precisamos ter em mente o quanto temos colaborado com a Igreja de Jesus. Que o exemplo de Priscila e Áquila seja um incentivo para todos nós no que se refere a nossa cooperação com o Corpo de Cristo!

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários