Vencendo Barreiras

“A mulher samaritana lhe perguntou: ‘Como o senhor, sendo judeu, pede a mim, uma samaritana, água para beber?’” (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos). João 4:9

O encontro de Jesus com a mulher samaritana é um dos mais influentes relatos de como Jesus, em seu propósito de fazer discípulos de todas as nações, não se importou com as barreiras, mas as superou.

Jesus em sua onisciência sabia que deveria passar por Samaria, pois ali havia uma mulher que se tornaria uma fiel e eficiente discípula. Nós, pelo contrário, não sabemos quem se tornará ou não discípulo de Jesus, mas devemos aplicar os mesmos princípios de superação de barreiras, pois de outra forma, jamais saberemos se alguém se tornará um discípulo de Jesus.

Jesus venceu a barreira da superfluidade: no versículo 4 Jesus afirma que era necessário passar por Samaria. Muitas vezes damos prioridade às atividades supérfluas e secundárias, quando na verdade deveríamos priorizar o encontro, o contato e o relacionamento com as pessoas.

Jesus venceu a barreira geográfica e climática: enfrentou o sol quente para chegar em um lugar hostil. Havia outras rotas por onde poderia passar, mas para fazer um único discípulo, Ele não olhou para as distâncias ou situações climáticas, enfrentou mares revoltos e longas distâncias a pé. Assim nós também precisamos seguir o seu exemplo e vencer as barreiras do discipulado.

Jesus venceu as barreiras cultural e religiosa: não importava se a pessoa a ser alcançada era religiosa ou culturalmente avessa. Ele se importava com a pessoa e não com rótulos ou tradições. Ainda que o preconceito levasse a mulher samaritana a tratar Jesus com certa agressividade, Ele rompeu com esta barreira e a alcançou com o evangelho.

Jesus venceu a barreira do pecado: a mulher samaritana vivia uma vida pessoal e amorosa em oposição aos mandamentos de Deus. Mas Jesus não olhou para o seu passado de pecado, Ele estava interessado em lhe proporcionar uma nova vida futura.

Assim como fez como a mulher samaritana, Jesus fará contigo, Ele vencerá todas as barreiras para que você se torne seu discípulo. E Ele também deseja que vençamos todas as barreiras a fim de levarmos pessoas a se tornarem discípulas de Jesus.

Qual a maior barreira para você proclamar o Evangelho? Está disposto a vencê-la?

Por: Pr. Alexandre Neri de Oliveira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários