A Canção Das Boas Novas

“De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. Lucas 2:13-14

 Nessa época próxima ao final do ano, ouvimos muito a respeito do nascimento de Jesus, mesmo que seja de uma maneira superficial. Sabemos que ele não nasceu no dia 25 de dezembro, e que a data correta do seu nascimento não foi registrada na Bíblia Sagrada, mas, podemos meditar sobre esse acontecimento tão importante para toda a humanidade e para cada um de nós: a vinda do Filho de Deus, que nasceu como homem para nos salvar.  Para isso, vamos refletir sobre o cântico que os anjos cantaram e que está registrado em Lucas 2: 14.

 Os acontecimentos que estão relacionados ao nascimento de Jesus, no capítulo 2 de Lucas ocorreram num contexto bem simples e humilde. Os anjos anunciaram essa boa notícia aos pastores que estavam no campo com suas ovelhas. Esses homens eram simples, humildes e desconsiderados pela elite religiosa daqueles dias. No entanto, foram esses homens os primeiros a saberem do nascimento do Salvador, numa demonstração de que todas as pessoas, sem exceção, podem encontrar a salvação em Cristo.

 Essa canção entoada pelos anjos vai nos lembrar de que o Verbo se fez carne para trazer paz aos homens, o que demonstra o grande amor e interesse de Deus pelo ser humano. Dessa forma, podemos ver a centralidade de Deus que se reflete na primeira parte da canção: “Glória a Deus nas alturas…” O Senhor é o centro de todas as coisas, “pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.” Romanos 11: 36. Além disso, o próprio fato dos anjos terem sido os mensageiros desse cântico aponta para a preocupação que o Senhor tem com a salvação de seus filhos. Deus não está distante de nós e nem é indiferente às nossas necessidades. Muito pelo contrário, ele é quem vem ao encontro dos homens, na pessoa de Jesus, para salvar e libertar o homem das consequências trágicas do pecado.

 A segunda parte do cântico é “e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor.” Nela, os anjos que aparecem aos pastores, cantando e glorificando a Deus, trazem uma mensagem que é de extrema importância para o relacionamento dos homens com Deus e entre si: a mensagem da paz que ultrapassa todo o entendimento (Fp 4: 7). Essa paz não pode ser alcançada por meio das inúmeras tentativas das pessoas no sentido de procurarem uma paz interior. A verdadeira paz, que foi cantada aos pastores pelo coro angelical, é oferecida aos homens e nasce como o resultado de um encontro com o Senhor Jesus Cristo. Portanto, essa paz “aos homens aos quais ele concede o seu favor” não é algo que se adquire por esforço humano, mas é recebida por cada um de nós somente pela graça e pela misericórdia de Deus.

 Ao crermos no Salvador Jesus e entregarmos nossa vida a ele nos é concedido pelo Senhor: paz, perdão e salvação. Que por meio de nossas vidas, o nome de Deus seja glorificado e que continue habitando em nossas mentes e em nossos corações a paz que excede todo e qualquer entendimento!

 Por: Dsa. Claúdia Duarte

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários