A escolha de Daniel

“Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, onde as janelas davam para Jerusalém. Três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus, como costumava fazer.” (Daniel 6.10)

É bastante comum escutarmos muitos comentários a respeito do texto de Daniel capítulo 6, onde Deus fechou a boca dos leões e deu vitória ao seu servo. Parece a princípio uma situação bastante simples de ser resolvida, pois a injustiça feita contra Daniel foi revelada pelo Senhor e Ele mesmo livrou-o da morte iminente. 

Mas, ao meditarmos na Santa Palavra, verificamos que não foi tão simples assim. Daniel era um servo fiel e ante a proibição de orar a Deus diariamente, três vezes por dia como era o seu costume, teve que fazer uma escolha bastante difícil: obedecer ao rei e ficar 30 dias sem orar a Deus, ou obedecer a Deus e passar uma noite inteira numa cova cheia de leões famintos.

Muitas vezes nos deparamos com esse dilema em nossas vidas, mas Daniel nos dá exemplo de como agirmos em tais circunstâncias.

Daniel poderia ter pensado da seguinte maneira: “São somente 30 dias… depois eu volto a orar a Deus normalmente, como sempre fiz”. Mas, não é assim que a fidelidade funciona; fiel que não é fiel 100% do tempo é infiel.

Daniel poderia ter fechado a janela ou ter ido orar num lugar onde ninguém o visse orando, como num porão, por exemplo, mas fiel que é fiel de verdade não se esconde.

Daniel poderia ter mantido a janela aberta, mas, fingir que não estava orando. Ao invés de se ajoelhar, poderia ter-se sentado numa cadeira e orar em pensamento, mas fiel que é fiel não é fingido nem dissimulado.

Ao olharmos para a cruz do Senhor Jesus Cristo, vemos que Ele mesmo, assim como Daniel fez uma dura escolha. Entregou Sua vida por amor de nós para que pudéssemos ter vida abundante. E, a fidelidade de Deus se mostra tanto na vida de Daniel como na pessoa de Cristo, pois o primeiro foi exaltado na terra pelo rei e todos os que presenciaram o milagre, e Jesus exaltado nas alturas, como único Senhor e Salvador.

Esse mesmo Deus está presente nos nossos dias e busca os que O adorem e O sirvam de forma completa… corpo, alma e espírito diante dEle. Nem que para isso tenhamos que descer à cova de leões famintos. Se isso vier a acontecer, tenhamos a certeza que o anjo de Deus virá e fechará a boca desses leões e nos exaltará diante de todas as dificuldades. “…Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa.” Atos 16.31.

Por: Pr. Elias Alves

Sem comentários