A vida é assim mesmo

Por Genilson Soares da Silva – https://www.facebook.com/g.s.dasilva.9

Quem, como eu, já passou de 4.0, ainda deve se lembrar da série “Grande Sertão: Veredas”, que a Globo exibiu em 1985. Essa série, que teve como base o livro de mesmo nome, do autor das Minas Gerais, João Guimarães Rosa, deu o maior ibope na época. E foi ela que me inspirou a ler o livro de mais de 500 páginas, alguns anos mais tarde, quando cursava o então segundo grau!

Existe nesse livro uma frase que mostra sem rodeios e sem floreios como a vida é: “a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. O que o Rosa está dizendo é que a vida não é apenas rósea. A vida não é linear, isto é, há cortes na vida, há perdas na vida, há saltos na vida, há curvas na vida, há baixos na vida, há sustos na vida.

A vida é cíclica! Isso quer dizer que o que se vive hoje, seja bom, seja ruim, vai passar. Quem hoje ouve aplausos, amanhã pode ouvir vaias. Quem hoje está no vale, amanhã pode estar no topo. Numa vida assim nada nem ninguém dura para sempre. É como está dito em Roda-Viva, música de Chico Buarque: Faz tempo que a gente cultiva / A mais linda roseira que há / Mas eis que chega a roda-viva / E carrega a roseira pra lá.

Mas o João e o Chico não dizem nada de novo sobre a vida. Bem antes deles, Jesus falou dessa vida cheia de altos e baixos. E a única coisa que Jesus pede de quem vive uma vida assim, é bom animo. Bom ânimo para trazer à memória o que pode dar esperança. Bom ânimo para manter as mãos no arado sem olhar para trás. Bom ânimo para não endurecer o coração. Bom ânimo para acreditar que dias melhores virão com a vinda de Jesus!

Comentários encerrados.