Agora é a sua vez homem, cuide da sua saúde!

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e sobre os exames que o homem deve fazer.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens. O exame preventivo de toque é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família. Deve ser feito uma vez por ano.

Quanto mais avançada a idade, maior o risco. “É uma doença silenciosa. Na fase inicial, não dá nenhum sintoma. Quando o câncer de próstata começar a dar sintoma, é um câncer já avançado. Quando fala que é um câncer avançado, a gente fala que a chance de cura diminui bastante”, explicou o médico urologista oncológico Carlos Evaristo Metello.

O fato do câncer de próstata ser o mais comum já deveria preocupar qualquer homem, mas o problema é que o exame para detectar a doença esbarra no preconceito. Ainda assim, a resistência tem diminuído. “É um exame que não machuca, não dói, demora em torno de três a cinco segundos, no máximo. É o tempo suficiente para o médico ter uma ideia se o paciente tem algum problema na próstata ou não”, disse o médico.

O novembro azul ajuda na conscientização para que homens possam cuidar da sua saúde e fazer este exame tão importante. Não deixe que esse mal chegue a sua casa simplesmente porque você não acha legal fazer esse exame. Cuide-se!

Fonte: G1

Sem comentários