Alguém tem que ceder!

O conflito estava esquentando, preparando-se para se transformar num fogo descontrolado. Os rebanhos de Abrão e Ló haviam crescido tanto que a terra não podia mais sustentar todos os animais.

Como resultado, discussões começaram a acontecer entre pastores, até que se transformaram numa disputa entre Abrão e Ló.

Abrão poderia ter deixado os pastores brigarem, ou poderia ter insistido em seus direitos de mais velho e líder da família. Em vez disso, ele demonstrou enorme habilidade em resolver conflitos.

Ele abordou Ló com humildade, propôs uma solução viável e resolver estabelecer a paz. Tratou Ló com tamanho respeito que lhe permitiu ficar com a terra exuberante e fértil.

O incêndio fora instinto, tudo devido à atitude de Abrão.

Quando duas pessoas falam ao mesmo tempo – sejam pastores concorrentes, membros da família ou cônjuges -, ninguém está de fato ouvindo.  Consequentemente, não há comunicação.

Para que a conversação seja significativa é necessário tanto falar quanto ouvir. Parece simples, mas 87% daqueles que se divorciam dizem que o principal problema  era o fato de não conseguir se comunicar.

Ouvir começa com uma atitude. Se eu optar por crer que toda pessoa com quem me encontro foi feito a imagem de Deus, que os pensamentos e sentimentos dela são importantes, então estou preparado a ouvir.

Se eu achar que o mudo gira ao meu redor, que minhas ideias são as únicas que importam, então por que deveria dar ouvidos a outra pessoa? Muitos casais não tem problema de comunicação, eles têm problema de atitude.

Esse tipo de conflito acontece dia a dia em nossas vidas, no trabalho com os colegas, na igreja quando discutimos opiniões, em casa com nossos cônjuges. Mais o segredo da palavra de Deus para sairmos desses conflitos resplandecendo a glória de Deus, é ceder.

É difícil pisar no nosso próprio eu, nas nossas próprias certezas, vontades, verdades. mas podemos continuar num ambiente saudável de trabalho em comunhão com nossos irmãos e em perfeita harmonia com nosso cônjuge quando cedemos, damos o braço a torcer, “perdemos” a briga, porque só perde quem continua numa briga.

 

Adaptado por Sou da Promessa

Fonte: Bíblia Devocional do Casal do Gary Chapman

 

Sem comentários