Amigo de Deus ou amigo da onça?

“Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” João 15:15

Uma das grandes dificuldades para um jovem cristão é fazer com que o mundo entenda seu relacionamento com Cristo. Aliás, é motivo de muita frustração e desanimo para alguns que percebem que simplesmente o mundo não aceita e não entende a amizade com Ele. Quando somos apaixonados por Jesus queremos que nossos amigos que ainda não o conhecem venham a conhecer e experimentar, mas encontramos barreiras infindas e ouvimos algo do tipo, seu Deus é legal, mas não quero compromisso.

Fiquei pensando nisso quando li este texto onde Jesus diz que somos mais do que servos, somos seus amigos. Será que a amizade com Ele se resume apenas em acatar sua vontade e obedecer a suas ordenanças? Creio que não. Ele mesmo diz isso várias vezes, demonstrando que não espera de nós uma submissão por força ou imposição, mas por amor e por o consideramos um amigo de opinião fundamental em todas as decisões.

O que realmente significa ser amigo de Deus, qualquer um pode ser? É claro que sim. Mas uma amizade não nasce de um dia para o outro, ela é construída dia a dia, com o estreitamento de laços, com a convivência e a entrega mútua. Como podemos ser amigos de Deus se nunca passamos um momento com Ele, não lhe dedicamos um tempo de nosso dia e nem sequer contamos a Ele nossos problemas?

Jesus diz que podemos ser muito mais do que apenas Seus servos. Veja o que Barclay diz a respeito:

“Esta frase se remonta a um costume muito comum nas cortes do Império Romano e dos reis orientais. Em tais cortes havia um grupo muito seleto de homens àqueles que se denominava amigos do rei ou do imperador. Podiam ver o rei em qualquer momento; até tinham direito de entrar em seu aposento de manhã cedo. O rei falava com eles antes de dirigir-se a seus generais, governantes ou estadistas. Os amigos do rei eram aquelas pessoas que tinham a relação mais estreita e íntima com ele e que tinham direito de aproximar-se dele em qualquer momento.”

Jesus nos convida a viver uma amizade verdadeira, uma intimidade que nos permite chegar a Sua santa presença a qualquer momento de nosso dia. Ah, se os homens de Deus do passado pudessem saber disto, com certeza teriam inveja de nossa situação privilegiada. Eles nunca podiam entrar no Santo dos Santos, enquanto nós O temos ao alcance sempre que buscamos de coração.

Por conta desta relação íntima que Ele nos propõe, podemos ouvir Sua voz e seu querer antes de tomarmos nossas decisões, podemos contar com Seu apoio nos dias maus e Suas doces palavras nos momentos difíceis.

Ser amigo de Deus é deixar de olhá-lo de longe para senti-lo de perto. É desfrutar da maravilhosa graça que une os seres humanos falhos e imortais ao Deus Santo e Todo Poderoso, numa amizade que para o mundo parece loucura, mas para nós é a mais pura e completa tradução da palavra amor.

“Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia.” João 15:19

Você não faz parte do mundo, pois Jesus morreu para pudéssemos fazer parte de um reino celestial que nos aguarda, onde viveremos para sempre com nosso grande amigo Deus.

 

Ricardo Rodrigues – www.seliganapalavra.com

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários