As Canções Da Noite

“Mas não há quem pergunte: ‘Onde está Deus, o meu Criador, que de noite faz surgirem cânticos”. (Jó 35.10)

Situações difíceis são comuns nesta vida. Jesus afirmou: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” – João 16.33. Mas como cantar em meios a tragédias, dor e provações? Eliú pronunciou estas palavras diante de Jó que havia perdido bens, filhos e saúde.

As canções da noite acontecem porque ficamos desligados das agitações do dia. Somente quando sossegamos a alma podemos ouvir a voz do Senhor. No frenesi de uma luta, no desespero de conquistarmos as coisas com as nossas próprias forças, na ansiedade de querermos a vitória a qualquer preço e para o “agora”, dificilmente poderemos diferenciar a voz humana da voz divina, a voz emocional da espiritual. Os filhos de Coré cantavam em oração: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus.” – Salmos 42.11. Se estiver diante de um grande desafio, caminhe na direção do Todo-Poderoso e deixe-O agir.

Durante a noite podemos agradecer pelo dia que passou. Gratidão é uma palavra que jamais deveria faltar em nossos lábios. No Salmo 103.1 e 2, o Salmista nos ensina: “Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos!”. Deus não está apenas nas grandes coisas. Podemos vê-Lo nos pequenos detalhes que compõem o nosso mundo.

Durante a noite podemos viver a fé, a esperança e saudar mais um dia em que seremos vitoriosos. O escritor de Hebreus no capítulo 11, versículo 1 descreve a essência da fé:  “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos.”. Jeremias fala sobre o valor da esperança: “…é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” – Lamentações 3.26. O Rei Davi nos ensina cantando “…o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” – Salmos 30.5. O grito de louvor, de aleluia, de amém, de glória a Deus, somente fica preso temporariamente. Todo aquele que confia no Senhor, no tempo dEle, irrompe em glorificação.

Durante a noite podemos aprender as canções de Deus e celebrar com intimidade a nossa sincera e profunda adoração: “Bendirei o Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre o louvarão.” – Salmos 34.1. E ainda, durante a noite podemos descansar. Primeiro, Deus não dorme nem cochila: “sim, o protetor de Israel não dormirá, ele está sempre alerta!” – Salmos 121.4. E segundo, Deus nos sustenta durante o nosso repouso: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança.” – Salmos 4.8.

Porque não aprender ainda hoje, uma nova canção do próprio Senhor?

Por: Pr. Elias Alves

Sem comentários