As vantagens em ser amiga da sogra

“Toda a lei se resume num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’” (Gálatas 5.14)

Quando se trata de sogra, todos já se lembram de alguma piadinha – até mesmo aqueles que têm um ótimo relacionamento com ela. Isso é fruto da sociedade em que vivemos, que construiu uma péssima imagem para a mãe dos cônjuges. Algumas delas realmente dificultam o relacionamento dos casais, são dominadoras e ciumentas com seus filhos. Contudo, mesmo que esse seja o seu caso, afirmo que é possível ser amiga da sogra, e essa relação pode ser muito benéfica.

Nada melhor do que uma família que está em paz. Tenho certeza de que seu companheiro não fica nada feliz em assistir as desavenças entre vocês, o que pode trazer problemas no casamento. Os filhos também podem ficar confusos e infelizes ao ver que duas pessoas fundamentais para eles não se dão bem. Fazer as pazes com a sogra significa pacificar a casa em geral.

Embora tenhamos resistência em admitir, a mãe de nosso cônjuge sabe muito mais sobre ele do que nós, em grande parte das coisas. Ser amiga dela significa ter dicas valiosas de como lidar com o marido em tempos difíceis e de estresse, trocar receitas, preparar surpresas e saber um pouco mais sobre quem ele é. Não despreze as dicas da sua sogra, porque ela viveu mais tempo que você e foi ela que ensinou o seu companheiro a ser quem ele é. Ela foi o canal de Deus para lhe presentear, nunca se esqueça disto!

Outro aspecto que devemos ressaltar é que para quem tem filhos, a sogra pode ser uma grande bênção! Ela se dispõe a cuidar deles quando o casal precisa sair e tem o maior prazer em fazer isso. Provavelmente, em algum momento, vocês devem divergir sobre aspectos da criação das crianças e até mesmo entrar em atrito por esse motivo. Entretanto, não deixe que isso faça com que sejam inimigas. A vovó “coruja” só quer fazer o melhor para os netos. Portanto, explique a ela com calma e delicadeza sobre aquilo que pensa. Vale lembrar que às vezes é melhor não insistir em explicações, principalmente, quando o assunto for “acho que o bebê não deveria comer a papinha desta marca”, entre outras coisas parecidas. Não discuta a toa!

Algo muito legal sobre a sogra é que a esposa que se torna amiga dela, ganha uma segunda mãe. Ela lhe apoia, defende, conta sobre as viagens que fez, fala sobre o seu final de semana… Ela lhe ligará apenas para saber como todos estão, e se precisar desabafar sobre o trabalho estressante, ela certamente escutará. Para quem tem uma sogra amiga e que ora, então, nem se fala! Ela intercederá por você e por sua família.

Sua sogra não é sua rival. Você tem um papel na vida de seu marido e ela tem outro. Ambas são importantes e merecem espaço na vida dele e de seus filhos. Além disso, ao olhar para ela, lembre-se que vocês são parecidas. Sim! Você leu corretamente. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, diz que as pessoas tendem a escolher parceiros semelhantes a seus pais – no caso da mulher, o pai, e no do homem, a mãe. Portanto, conheça-a melhor e descobrirá que têm muito em comum.

Entenda que uma amizade não nasce do dia para a noite. É necessário que alguém dê o primeiro passo para que ela surja. Todo relacionamento é uma construção constante de confiança e respeito mútuo. Isso não é diferente quando se trata da sua sogra. Se ela não demonstra ter desejo de ser próxima a você, tome a iniciativa e comece a tratá-la com o mesmo respeito que você mesma merece e dá ao seu marido. Assim, ela passará a lhe ver de outro modo. É muito difícil destratar alguém que é sempre gentil.

“Então Noemi a aconselhou: ‘Veja, sua concunhada está voltando para o seu povo e para o seu deus. Volte com ela! ‘Rute, porém, respondeu: Não insistas comigo que te deixe e não mais a acompanhe. Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus! Onde morreres morrerei, e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue com todo o rigor, se outra coisa que não a morte me separar de ti!’” (Rute 1.15-18).

Hoje é o dia da sogra. Se já tem um ótimo relacionamento com ela, aproveite para parabenizá-la e agradecê-la por sua amizade. Se vocês não têm uma boa relação, faça as pazes. Não deixe para amanhã!

Fonte: Lagoinha

Sem comentários