Bons Ramos, Bons Frutos

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.” João 15:1

O capítulo 15 do evangelho de João nos traz um ensinamento de Jesus sobre como deve ser o comportamento de seus discípulos. Ele usa como exemplo uma figura muito familiar ao povo daquele tempo, as videiras eram conhecidas por todos, e seus cuidados e manejo também.

Jesus já começa nos ensinando algo fundamental, ramo que não dá fruto Ele corta. Não há como dizer que sou cristão mas não buscar dar frutos, não me fortificar no tronco da vide e crescer, ainda continua dizendo que “aquele que dá fruto, ele poda para que dê mais fruto ainda”.

Lidar com a “poda” não é uma tarefa fácil, não sei se você já viu a poda de uma videira, mas igualmente a diversas outras culturas de plantas, a poda da videira parece que irá destruí-la totalmente, tudo aquilo que não é útil e a impede de crescer é arrancado fora. O resultado é maravilhoso, pois depois de passar pela poda, a vide cresce absurdamente mais e gera muito mais frutos que anteriormente.

Quantas vezes somos “podados” por Deus, precisamos muitas vezes passar por momentos difíceis e situações terríveis para que sejamos fortalecidos e nossa fé cresça e fique ainda mais forte. Por entender bem essas palavras de Jesus que Paulo afirma: “Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte” (2 Coríntios 12:10). Também quando somos repreendidos e admoestados pelo Senhor, para que através da correção venha o aprendizado, não podemos ser insubmissos a essas correções.

As podas servem para nos livrar da falsa impressão de que temos tudo sob controle em nossas mãos. Ficamos mais fortes em nossas fraquezas, pois deixamos justamente de confiar na força de nossos galhos e confiamos na força do tronco e das raízes onde estou plantado.

“Permaneçam em mim e Eu permanecerei em vós” essa é uma promessa maravilhosa de Jesus. Permanecer em Jesus significa se entregar a Ele, precisamos ter a consciência de que não somos absolutamente nada sem Cristo. Galhos por si só não podem dar frutos, tudo que é necessário para que isso aconteça vem do tronco principal e de suas raízes, da mesma forma um ramo cortado fora de sua árvore é totalmente estéril, não produzirá fruto e brevemente murchará e morrerá.

Sem a presença de Jesus e a dependência total a Ele estamos fadados ao fracasso e nada poderemos fazer. A frase ideal seria: “ou servimos a Cristo, ou não servimos pra nada.”

Essas são algumas lições sobre discipulado que aprendemos com Jesus. Discípulo de verdade procura dar frutos, fortalece-se na sua videira e faz isso buscando o entendimento em Sua Palavra todos os dias. Discípulo de verdade aceita as podas de Deus em sua vida. Não se revolta contra seu criador quando as coisas não vão bem, aceita de bom grado as correções e os ensinamentos e com isso cresce e fortifica-se.

Discípulo de verdade é dependente de Cristo e sabe que nada pode fazer longe das raízes da videira verdadeira. Também sabe que não há produção de frutos longe da presença Dele, sendo assim ele busca força não em seus próprios ramos, mas na seiva e nas raízes que o sustém.

“Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” João 15:8

“ O discipulado é um crescimento, uma coisa dinâmica. Quanto mais fruto produzimos, mais verdadeiramente estamos nos encaixando no padrão de discípulos, aqueles que aprendem de Cristo afim de se parecerem com Ele. Deus é glorificado com isso.” D.L. Moody

Por: Ricardo Rodrigues

Fonte: Se liga na palavra

Sem comentários