Deus está além do Jordão

Ao se preparar para seguir adiante, olhe para trás! Veja o quanto Deus foi fiel, guardou a sua vida, alimentou a sua alma e proveu além das suas necessidades. Lembre-se que Ele jamais falhou, se ausentou ou deixou de amar. Amanhã não será diferente.

A última pregação de Moisés foi possivelmente a mais emblemática, pois tinha como missão orientar o povo a seguir aonde ele não iria – além do Jordão. Seu sermão se encontra nos capítulos 31 e 32 de Deuteronômio e poderia ter como título “Exortações da travessia”.

A mais clara é um convite a olhar para trás, pois “o Senhor lhes fará como fez ao rei dos Amorreus – lhes dará vitória” (31.4). Moisés conclama o povo a um exercício de memória e fé – “lembra-te dos dias da antiguidade” (32.7) – fazendo com que a memória seja inundada com os fatos que expressam o poder, a fidelidade e o amor de Deus. É da natureza de Deus ser fiel!

A terra além do Jordão representava a incerteza e insegurança. Os relatos que chegavam ao povo eram de uma terra frutífera, porém habitada por guerreiros, exércitos e protegida por cidades fortificadas. Perante todo temor Moisés lhes ensina que “O Senhor, teu Deus, passará adiante de ti” (31.3) e “… aquele que vai adiante de ti; Ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará” (31.8). Deus está aonde ainda não chegamos. Descansemos, pois Ele está além do Jordão.

Neste sermão Moisés não fala apenas de vitória e fidelidade. Ele denuncia o pecado apontando para a rebelião aos mandamentos de Deus (31.27), os que praticam abominações (32.16), os que se esquecem da Rocha, que é o Senhor (32.18) e os que perderam a lealdade a Deus e se tornaram leais ao mundo (32.20). Exortava o povo a se quebrantar, abandonar o pecado e buscar a santidade. Não deveriam cruzar o Jordão levando as práticas de pecado.

Perante um novo dia, olhe para trás e lembre-se da ininterrupta fidelidade de Deus em sua vida. Saiba que Ele já foi adiante de você e lhe preparou o caminho. Deixe para trás o que não vem do Senhor e jamais se esqueça – Deus está além do Jordão.

Fonte: Ultimato

Sem comentários