Milagre do perdão

Filemom 1.9-10 “Prefiro fazer um apelo com base no amor. Eu, Paulo, já velho, e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, apelo em favor de meu filho Onésimo, que gerei enquanto estava preso”.

Perdoar não é fácil. Antes de ter um encontro verdadeiro com Cristo, eu era daquelas pessoas que dificilmente perdoavam uma ofensa. Bateu, levou dizia eu. Não engolia desaforo. Se fizessem alguma coisa que me prejudicasse, podia estar certo, o troco viria. Paulo em sua carta a Filemom nos ensina sobre o perdão. Filemom era um cristão rico e dono de escravos. Onésimo era seu escravo que fugiu depois de roubá-lo. Depois de ter feito isso foi para Roma onde, conheceu o apóstolo Paulo, que era um velho amigo de Filemom. Transformado pela mensagem de Cristo, Onésimo retornou para Filemom. O apóstolo enviou Onésimo de volta a Filemom com uma carta em que suplicava por misericórdia, perdão e amor. E agora? Onésimo fugiu como escravo, mas agora voltou como cristão e irmão espiritual. Paulo não pedia que Filemom libertasse Onésimo da escravidão, mas que o livrasse de uma vingança cruel. Ele pedia que Filemom oferecesse graça ao invés de exigir justiça.

Você já teve um Onésimo em sua vida? Já passou por situações em que lhe foi subtraído algo? Alguém o traiu? Alguém o abandonou? O que você fez? Pagar na mesma moeda seria nosso desejo, mas não é o que Cristo ensina.

Quem está em Cristo é nova criatura. Paulo pede misericórdia em favor de Onésimo. Os misericordiosos recebem misericórdia, diz Jesus. Eles experimentam a graça. O perdão nos dá uma chance de entender como Deus nos perdoou. Paulo num ato de bondade diz a Filemom que a dívida do escravo seja colocada em sua conta. “Se ele o prejudicou em algo ou lhe deve alguma coisa, ponha na minha conta” (Filemom 1.18). O apóstolo toma para si a dívida do outro. Por acaso não foi isso que Deus fez conosco?

A oferta de Paulo em pagar uma dívida que não era sua em nome de um escravo arrependido nos leva até a obra do Calvário. Cristo pagou por nós uma dívida que não era sua. Ele era o Cordeiro Santo. Imaculado. Puro. Perfeito. No entanto morreu por nós, seres imperfeitos.  A intercessão de Paulo pela vida do escravo é também confirmada pela intercessão contínua de Cristo junto ao Pai em nosso favor.

Filemom é desafiado a imitar o perdão que recebeu através da graça e amor de Jesus. O que você faz quando alguém o despreza, rejeita ou fere? Devolve a afronta? Constrói uma parede de ressentimento e amargura em volta de seu coração? Mas você pode e deve optar pela misericórdia. Podemos nos decidir a perdoar. Perdoar é cancelar a dívida moral e pessoal que o outro tem para conosco. Perdoar é viver o amor de Cristo. Quando perdoamos, oferecemos a quem nos ofendeu e também ao mundo, um pedacinho do coração de Deus. Um dia fomos chamados a viver na lei do reino de Deus, uma lei que liberta a todos. Vivamos, pois assim!

Graça e paz a todos. Amém!

Por: Antônia Vieira de Lima Oliveira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários