O bom soldado

Queremos parabenizar todos os soldados pelo seu dia. Quando analisamos a história podemos ver muitos heróis que batalharam em defesa da Pátria. Muitos foram os “Comandantes” que nos representaram em batalhas na América Latina até os “Pracinhas” que brilhantemente participaram da II Guerra Mundial na Europa. Muito poderíamos descrever sobre os Patronos das Forças Armadas, os Voluntários da Pátria, os grandes heróis nacionais, os soldados desconhecidos e os que atualmente integram as forças de paz da ONU em campanha pela Europa, África e Ásia. O certo é que, mesmo em tempo de paz, como vivemos hoje, as Forças Armadas representam a segurança e a estabilidade de nosso País. A certeza de que se preciso for, muitos cantarão com os lábios, as mãos e o coração “Se o penhor dessa igualdade – Conseguimos conquistar com braço forte – Em teu seio ó liberdade, desafia o nosso peito a própria morte!” e “Mas, se ergues da justiça a clava forte – Verás que um filho teu não foge à luta – Nem teme, quem te adora, a própria morte”

E quando voltamos para a Bíblia Sagrada encontramos recomendações para o bom soldado cristão. Assim escreveu Paulo: “Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.” – 2 Timóteo 2.4 .

Podemos destacar algumas características principais de um bom soldado. A primeira chama-se preparo. É preciso preparo físico e emocional, sendo indispensável conhecer as armas e os adversários. Para o soldado da fé, acrescenta-se o espiritual… Efésios 6. 10-18 apresenta a vestimenta completa baseada na armadura romana. Nesta analogia o cinturão é a verdade, a couraça para proteger o peito é a justiça, as botas para proteção dos pés é o evangelho da paz, o escudo é a fé, o capacete é a convicção da salvação, e a espada do Espírito Santo é a Palavra de Deus. A força vem do Senhor para enfrentar os adversários que são o mundo pecaminoso, a natureza humana decaída e as forças do mal.

Mas também é preciso coragem e desprendimento. A consciência de guerra deve ser constante. O soldado é treinado para a guerra e não para a festa. E tudo o que é supérfluo e possa atrapalhar deve ser eliminado.

A vigilância jamais deve ser esquecida. Os combates e ataques são reais. Muitos detalhes nos deixa apenas uma questão: Vida ou morte.

E por último, destacamos o amor. O alistamento para o Exército de Deus deve ser considerado como privilégio e não uma obrigação. Tudo que possa honrá-Lo e glorificá-Lo deve ser feito.

Jesus foi o maior soldado de todos os tempos. Suas armas, porém, não foram físicas, mas espirituais. Foi perfeito no plano humano e nunca pecou. Venceu o tentador com as letras sagradas, os problemas com jejum e oração, o pecado com o sangue da sua cruz e a morte com a sua ressurreição.

Então, por fé e amor, agradeçamos a convocação do Senhor, usemos todos os paramentos das “Forças Amadas Celestiais”, e O louvemos por todas as vitórias pessoais conquistadas aqui e na glória eterna.

Por: Pr. Elias Alves Ferreira

Fonte: Sou da Promessa

Sem comentários