O espelho do nosso interior

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência.” (Colossenses 3.12)

O espelho é um instrumento essencial em nosso dia a dia, pois através dele vemos a nós mesmos. Ninguém se habilita a sair na rua sem usar o espelho. A preocupação principal, deste ritual tão cotidiano, é o que os outros vão ver em nós, e depois de uma análise, adquirimos confiança e nos expomos ao público. Muitos afirmam e com certa razão, de que quando estamos bem com o espelho estamos bem conosco mesmos.

Mas, e um espelho para o nosso interior, existe? Sim, é o próximo! Consideremos dois aspectos indispensáveis da vida Cristã: Perdão e Misericórdia.

Precisamos de perdão, mas somente teremos, quando vivemos o perdão. A oração do Pai Nosso traz uma frase intrigante: “Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.” – Mateus 6.12. Cristo estava dizendo: Se o perdão estiver dentro de vocês e ele for derramado em vossas atitudes, serão também de igual forma perdoados diante do Pai. Perdão ao próximo é o nosso próprio perdão. O perdão que damos é o perdão que recebemos. Quando não perdoamos, nos enchemos de mágoas, envenenamos nossos relacionamentos, julgamos e condenamos os outros, que na realidade estamos atraindo juízo e condenação para nós mesmos.

Com a misericórdia não é diferente. Só podemos oferecê-la se estivermos conscientes que a recebemos. Se a negarmos, ela não poderá nos alcançar e estaremos perdidos. Conscientemente podemos meditar em alguns versículos: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia.” – Mateus 5.7. “Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo!” – Tiago 2.13.

Somos filhos do perdão e da misericórdia. Alcançamos bênçãos eternas através do Cristo que morreu perdoando e mostrando misericórdia a todos. Não neguemos estas coisas a ninguém, ou seja, a nós mesmos. Se assim fizermos, alcançaremos as bênçãos que o Irmão de Jesus nos deixou:

“Misericórdia, paz e amor lhes sejam multiplicados.” – Judas 1.2.

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários