O fim das desculpas: 30 minutos diários podem fazer uma grande diferença em sua vida

A tecnologia do nosso tempo tem contribuído, entre outras coisas, para a inatividade física. Percebemos pessoas sendo trocadas por máquinas ou tendo que usar apenas um dedo para operar um serviço que antes usava da força de duas ou mais pessoas. Glória a Deus pela máquina de lavar roupas, mas o esforço físico que fazemos hoje é bem menor que antes. Essa modernidade está contribuindo para o que chamamos de sedentarismo. Segundo o preparador físico José Rubens D’Elia, sedentarismo é a diminuição da atividade física diária, não necessariamente a falta dela, pois o sedentário quer as coisas de maneira que não lhe custe esforço. Essa falta de atividade física faz com que os músculos se atrofiem, deixando os ossos e articulações menos protegidos e nossa saúde mais frágil.

Não é novidade que a prática de atividade física faz bem, mas bem pra quê?

Em resposta à atividade física, o corpo libera endorfina e a dopamina, que nos dão uma sensação de euforia e bem-estar. A prática de atividade física regular nos traz diversos benefícios, como o controle de peso e a cura da obesidade, evita a flacidez, acaba com a celulite, retarda o envelhecimento, melhora a libido, previne e cura a osteoporose (diminuição da massa óssea), combate a hipertensão arterial e as doenças cardiovasculares (atualmente, principal causa de morte entre as mulheres), previne e auxilia no tratamento de diabetes, aumenta a resistência contra doenças, combate a depressão, controla o estresse, diminui a ansiedade, melhora a energia, a disposição, o humor, a autoestima, contribui para uma boa noite de sono, aumenta o bom colesterol, ativa a digestão e o funcionamento do intestino e contribui para uma menopausa mais tranquila. Só essa lista já traz motivos suficientes para você sair do sedentarismo.

Caminhada reduzem riscos cardiovasculares

Sabemos que a mulher moderna tem uma agenda super apertada, mas é impossível que não se consiga pelo menos 30 minutos do dia para uma atividade física simples. Ainda que seja difícil obter 30 minutos corridos, esse tempo pode ser dividido de maneira que você complete a meia hora no decorrer do dia. Pense que estará contribuindo para ter uma melhor versão de você, mais bonita, mais disposta, mais feliz e com uma velhice mais saudável. A qualidade de vida na terceira idade depende da adoção de hábitos saudáveis por toda a vida. Um estudo da Universidade Havard, nos Estados Unidos, concluiu que caminhadas regulares reduzem em 20% os riscos cardiovasculares. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), devemos gastar pelo menos duas mil calorias por semana com atividades físicas para uma vida mais saudável. Mas atenção para alguns detalhes:

– É fundamental passar por um cardiologista antes de iniciar qualquer atividade física;

– A vestimenta também é muito importante: use roupas leves, que não atrapalhem seus movimentos e um bom tênis;

– Hidrate-se bem, a água é muito importante;

– Alimente-se corretamente antes de fazer exercícios;

– Procure praticar o que você gosta, assim não desistira facilmente;

– Nunca faça atividade física vigorosa mais de duas vezes na semana (pode sobrecarregar o coração, levando a óbito).

Você deve começar devagar e sempre com um bom alongamento. Se optar por frequentar uma boa academia, terá as orientações necessárias de um profissional, de acordo com o seu objetivo e sua condição física. Mas se o orçamento está apertado, pode começar caminhando 15 minutos diários e ir aumentando gradativamente para que o organismo se adeque.

Limpar a casa pode trazer os mesmos benefícios que os exercícios na academia, segundo um estudo da Universidade de Boston, que afirma ainda que a atividade do dia a dia também ajuda a perder peso e a diminuir o colesterol. Os exercícios de casa, como estender roupas, amarrar o cadarço e subir escadas são exemplos de pequenas atividades que consomem calorias e mantêm o organismo longe do sedentarismo, desde que ocorram diariamente.

Você também pode se exercitar brincando com as crianças de jogar bola, pular corda, apostar corrida e até jogos de vídeo game, nos quais você estimula movimentos com seu corpo. Manter o abdômen contraído nas atividades cotidianas, além de corrigir a postura, trabalha a musculatura da região abdominal.

Com tantos benefícios proporcionados pela atividade física, não espere até a próxima segunda feira comece hoje mesmo!

Fonte: O clarim – Págs. 54-56 – Autora: Rita Helfstein

Sem comentários