O Rio de Deus

“… o rio de Deus nunca seca…” – (Salmos 65.9 (c) (Bíblia Viva))

Muitas vezes somos cercados de decepções. Sonhos pessoais deixam de existir sem o menor sinal de alerta. Se não cuidarmos, a tragédia hospeda definitivamente manchando todos os nossos projetos.

Em momentos de incertezas ou de recomeços nos faz bem lembrar de Deus, descobrir a Sua vontade e desfrutar de todas as Suas bênçãos. Na poesia do Salmo 65 encontramos: “… o rio de Deus nunca seca…”.

Rio é símbolo de auto purificação (eliminação de lixo), de energia (a força das águas), de vida (plantas e peixes), de superação dos obstáculos (contorno das montanhas), de destino (o leito) e de alvo definido (o mar).

Se o rio representa tantos detalhes, imaginemos o “rio de Deus”. Deus sempre interviu na vida humana. Ele sempre preparou o melhor para nós. Aliás, o primeiro passo para o nosso bem estar, o nosso equilíbrio é sempre da parte dEle. A vida é um Dom Divino. Na doação de Jesus (Sua humanização, ensino, curas, milagres, morte, ressurreição e ascensão), podemos perceber claramente a ação direta do Grande Senhor. As palavras do próprio Cristo não deixa dúvida: “…eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente.” – João 10:10 (b).

Maravilhoso ainda é saber que o rio de Deus “nunca” seca. Suas águas não diminuem, não assoreiam. Podemos nos dirigir a este rio sempre que quisermos, e lá estará ele, com suas margens sempre cheias. Os rios humanos podem secar e sofrer alterações irreversíveis, mas não o de Deus. Os rios do dinheiro, do prazer desequilibrado, do poder temporal, da vida física, da amizade humana, do projeto pessoal, constantemente deixam de existir. Mas, se a nossa percepção não estiver voltada exclusivamente para o visível e o temporal, poderemos contemplar o rio celeste.

Como chamam as águas do rio de Deus?  É impossível dimensionar tudo, mas elas representam as bênçãos essenciais da vida: Paz, alegria, fé, esperança, amor, bondade, misericórdia, perdão, poder, salvação, glória…

Basta saber deste rio ou mesmo aproximar? Não, é preciso beber, purificar e mergulhar nestas águas! Outros textos nos aconselham: “É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” – Salmo 1.3. “…me conduz a águas tranquilas” – Salmos 23.2. “Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.” – Salmos 46.4. “Com alegria vocês tirarão água das fontes da salvação.” – Isaías 12.3. “No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba.” – João 7.37. “Então o anjo me mostrou o rio da água da vida que, claro como cristal, fluía do trono de Deus e do Cordeiro” – Apocalipse 22.1.

Uma vida superficial nunca vale a pena. Com ousadia, mergulhemos nas claras águas deste rio.

Por: Pr. Elias Ferreira

Sem comentários