Paciência em extinção

“Tudo o que emociona não pode esperar”, essa é a frase que vejo todos os dias que volto do trabalho para casa. A frase está escrita num empena, em letras gigantes; é de uma operadora de celular, mostrando sua rapidez para permitir que você compartilhe momentos emocionantes imediatamente.

Um dos dias enquanto passávamos por ali, li a frase em voz alta e meu pai disse algo sobre um sonho de alguns anos: “Quando realmente se concretizar, vou ficar muito emocionado”.

A frase da propaganda é muito pretenciosa, como assim não “pode” esperar? Tenho muitos sonhos, que não só podem, como precisam esperar, tenho certeza que com você não é diferente. Sonhos que, sem dúvida alguma, vão emocionar e muito.

Mas o mundo está cansado de esperar. Cansado? O mundo nem sabe mais o que é esperar. E nos deixamos ser vítimas disso muitas vezes, nossa paciência está mais curta do que a perna da mentira. A internet tem que ser rápida, a comida tem que chegar logo, nós precisamos disso e daquilo agora, é tudo pra já. Paciência é item escasso nos dias de hoje.

Pare para pensar comigo, tudo que emociona não pode mesmo esperar? Claro que pode, na verdade deve. Obvio que a ansiedade pela realização das coisas é algo totalmente natural, mas também deve ser natural sabermos que tudo tem seu tempo, e que várias e várias vezes teremos que esperar, e em algumas dessas vezes, esperar muito!

Tudo o que emociona pode esperar. Qual palavra foi tirada? O não. A negação, a negação da paciência, do esperar, do sonhar, do trilhar. Espere sim, por tudo o que pode emocionar. A vida não é emocionante para os imediatistas!

Por: Mariana Mendes

Fonte: Guia-me

Sem comentários