Pedro Abacaxi

“O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Samuel 16.7).

Recursos visuais e preparo necessário:

Um abacaxi inteiro;

Pedaços de abacaxi com açúcar;

Tigela para servir;

Alguns palitos para servir;

E alguém para servir que esteja usando luvas grossas para trabalho.

E objetos que formem olhos, boca, nariz, chapéu…

 

Objetivo:

É pegar algo feio por fora e mostrar que pode ser belo por dentro. O apresentador transforma o abacaxi, acrescentando olhos, boca, nariz, orelha, etc. , em uma pessoa chamada Pedro Abacaxi.

Para que a apresentação prossiga sem empecilhos constrangedores, é melhor montar todos os itens em casa e então desmontá-los um pouco antes de fazer a apresentação para as crianças. Isso deixará os buracos feitos, prontos para recolocar as partes, sem qualquer dificuldade, na hora da apresentação.

Sem Título-1 

Desenvolvimento:

“Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: ‘Com certeza é esse que o Senhor quer ungir’. O Senhor, contudo, disse a Samuel: ‘Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração’” (1 Samuel 16:6,7).

Crianças, hoje trouxe comigo alguém que gostaria que vocês conhecessem (para dar um ar dramático, peça para seu assistente usar luvas grossas de proteção ao retirar o abacaxi de uma sacola e apresentá-lo aos alunos sobre um prato para conter o suco).

Este é o Pedro Abacaxi. Ele é novo aqui no bairro. Em primeiro lugar, acho que já notaram sua aparência. E vejam…Parece que o cabelo do Pedro está péssimo hoje!

(Coloque o pequeno chapéu no abacaxi, enquanto comenta a respeito de como o cabelo dele ta despenteado. Usando sua imaginação e avaliando as respostas das crianças, continue colocando os olhos, o nariz, a boca e as orelhas. Você pode comentar que a aparência do Pedro Abacaxi não é muito atraente. A lição a ser transmitida é que não devemos julgar as pessoas pela sua aparência exterior, mas Deus vê o coração, o que está no interior).

Peça para seu assistente trazer a tigela com o abacaxi cortado e comece a passa-la perto das crianças para sentirem o aroma delicioso que exala do abacaxi, mas não o ofereça para comerem. Enquanto a tigela é passada pelos alunos, diga-lhes que o abacaxi tem um cheiro muito bom. Não pergunte a opinião das crianças, pois certamente haverá alguma que não gosta de abacaxi.

Conclua sua apresentação voltando a atenção das crianças para o Pedro Abacaxi e enfatize que o cristão não deveria julgar as pessoas pela sua aparência exterior. O interior é o que importa. Depois da reunião, coloque a tigela com os pedaços de abacaxi sobre a mesa e dê um palito para cada criança, para que todos possam servir-se de um pedaço e saborear a fruta.

Por: Deize Bernardino

Fonte: Livro Histórias Objetivas para Evangelismo

Sem comentários