Perseguição na Bolívia

Vamos orar por nossos irmãos naquele país

Nota da Igreja Adventista da Promessa sobre o

Artigo 88 do Código do Sistema Penal na Bolívia

Uma imensa polêmica está estabelecida na Bolívia, com a promulgação do Código Penal daquele país. Ocorre que o artigo 88 declara que é passível de prisão de 7 a 12 anos quem o infringir. No item 11 desse artigo é declarado o seguinte: “Recrutamento de pessoas para a sua participação em conflitos armados ou em organizações religiosas ou de culto”. A partir dessa lei, autoridades nacionais de outros segmentos da sociedade se uniram a líderes religiosos na defesa do que entendem estar em risco, a saber, a liberdade religiosa.

Após analisar as primeiras reações das principais lideranças religiosas bolivianas, tanto por meio das mídias tradicionais como das redes sociais, a Igreja Adventista da Promessa do Brasil vem manifestar-se publicamente, afirmando que:

  • Entende ser a liberdade religiosa um valor universal, como está descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos, e que, portanto, toda tentativa de inibi-la é grave violação à dignidade humana;

  • Entende ser importante que os crentes em Jesus na Bolívia estejam dispostos a defender esses valores, mas devem fazê-lo de forma ordeira e positiva, com prudência e diálogo;

  • Entende, porém, ser muito mais importante e frutífero que os seguidores de Jesus tenham consciência bíblica dos tempos proféticos descritos nas Escrituras Sagradas, sobretudo, nas palavras do próprio Senhor da Igreja, Jesus Cristo, que assim declara:

“Mas antes de todas estas coisas lançarão mão de vós, e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e às prisões, e conduzindo-vos à presença de reis e presidentes, por amor do meu nome. E vos acontecerá isto para testemunho.” (Lc 21:12 e 13)

“Mas todas estas coisas são o princípio de dores. Então vos hão de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as nações por causa do meu nome.” (Mt 24:8 e 9)

“Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mt 5:10-12)

  • Entende que, conquanto o diálogo da igreja com as autoridades humanas sejam importantes em tempos de perseguições religiosas, as palavras de Jesus é que devem ser as balizadoras das atitudes da igreja;

  • Entende que Jesus alerta seu povo sobre a inevitável perseguição globalizada, que será deflagrada contra a igreja por todos os poderes humanos na Terra, antes de sua eminente e poderosa volta para buscar o seu povo;

  • Entende que, conforme as Escrituras Sagradas e a história, a igreja torna-se ainda mais forte e vitoriosa sempre que acossada por perseguições;

  • Entende que a liderança da igreja de hoje não deve cometer o erro grave de querer servir a Deus em ambientes sempre calmos, e, pior, recusar-se a enfrentar ventos contrários ou enfrentá-los com armas carnais;

  • Entende que a igreja dos dias atuais talvez precise de experiências que demonstrem que ela, de fato, é fiel a seu Senhor, a ponto de arriscar a sua própria vida, como declara a Palavra de Deus, se for preciso;

  • Entende que Jesus Cristo é Rei dos reis e Senhor dos senhores, e que, por isso, é competente para cuidar de sua igreja em todos os povos, tribos, línguas e nações, como nos garante a Palavra: “Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos”(II Co 4:9);

  • Entende que, diante dessas e de muitas outras verdades das Escrituras Sagradas, é dever dos adventistas da promessa e demais seguidores de Jesus na Bolívia unirem-se em oração e clamor, com jejuns e choro, ante o trono da graça, onde está Jesus, à direita do Pai, intercedendo por seu povo.

Certamente quem prevalecerá não são os homens, mas o Filho do Homem, “… o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre.” (Ap 3.7)

A Jesus, honra e glória eternamente, por meio de sua igreja, em todos os lugares do mundo.

Fonte: Portal IAP

Sem comentários